Rede de Hospitais São Camilo SP
O lúpus é uma doença autoimune que se desenvolve a partir de falhas no sistema imunológico. Essas falhas acometem dificuldades na diferenciação de agentes nocivos, como vírus, bactérias e germes e fazem com que o corpo passe a atacar os seus próprios sistemas saudáveis.
Segundo o Ministério da Saúde, entre as mais de 80 doenças autoimunes, o lúpus é uma das mais graves que existem. A Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que cerca de 65 mil pessoas vivem com a doença no país, sendo a grande maioria mulheres, entre 20 e 45 anos.
A doença se manifesta de duas formas: de maneira cutânea, com o aparecimento de manchas na pele em áreas que ficam expostas à luz solar; e de forma sistêmica, na qual um ou mais órgãos internos são acometidos. Os sintomas mudam de acordo com o grau em que a doença se encontra, mas os mais comuns são fadiga extrema, dores ou inchaços nas articulações e membros, sensibilidade à luz e febre baixa.
O lúpus passou a ganhar mais visibilidade na mídia por conta de celebridades como Lady Gaga e Selena Gomez, que vivem com o diagnóstico. Recentemente, no entanto, atraiu a atenção com a publicação de um estudo na Revista Nature, em que pesquisadores analisaram uma paciente com a doença e identificaram mutações de DNA em um gene chamado TLR7, que atua na leitura do RNA dos vírus e, consequentemente, no seu combate pelo sistema imunológico.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o tema, especialistas da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo estão disponíveis para entrevistas.