segunda-feira, 15 agosto, 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula desafia Bolsonaro: inaugurou, mas a obra é do PT

O ex-presidente espera que o presidente da República admita que obra de transposição do rio São Francisco foi iniciada no governo do PT.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, 9, que espera que o presidente Jair Bolsonaro “tenha a coragem” de dizer que foi o petista quem começou as obras da transposição do rio São Francisco.

“Espero que Bolsonaro tenha a coragem de dizer que está inaugurando, mas quem começou a obra foi o presidente Lula”, disse o petista em entrevista à Rádio Clube, de Pernambuco. Ainda sobre o que esperava que Bolsonaro falasse, Lula seguiu: “Ele (Lula) teve a coragem que os nossos governantes no passado tiveram. Ele fez o que D. Pedro não fez, Marechal Deodoro não fez, que os militares não tiveram coragem de fazer.”

Bolsonaro está no Rio do Norte para entregar partes da obra, em especial o Eixo Norte 3, que trouxe as águas da transposição à população potiguar. O presidente iniciou por Estados do Nordeste ontem para acompanhar avanços da transposição.

Na terça-feira, Bolsonaro esteve em Salgueiro, Pernambuco, para visitar uma usina de bombeamento da transposição, inaugurada na cidade.

Nas redes sociais, Lula divulgou conteúdos lembrando o começo das obras de transposição, que ocorreram em 2007, durante o segundo mandato do petista. “As obras no Velho Chico eram estudadas já no Brasil Império, mas foi só em 2007 que a ideia começou a sair do papel”, diz uma publicação do Instituto Lula, recompartilhada nos perfis do ex-presidente.

Federação

Na mesma entrevista, Lula disse ser simpático à federação. O petista acredita que o partido precisa trabalhar em aliança com outros grupos de esquerda e se isolar. “Estou mais preocupado com a fotografia do PT”, disse. “Eu acho que o PT tem que entrar na federação porque se todos os partidos entrarem e o PT ficar de fora, vai passar a ideia de soberba.”

Veja Também  Sogra de Lula morre devido às complicações decorrentes da Covid-19

O PT estuda a formação de uma federação com o PSB. O presidente nacional pessebista, Carlos Siqueira, afirmou que a formação como possível o dia 2 de abril, prazo máximo para o Tribunal Superior Eleitoral validar a formação para a disputa eleitoral em 2022. O Supremo Tribunal Federal ainda vai decidir se amplia tal prazo e mesmo se libera em definitivo as federações, contestadas em ação do PTB.

Comentários

Latest Posts

MAIS VISTAS

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.

%d blogueiros gostam disto: