Especialista da Afya São João Del Rei reforça a importância do planejamento clínico e da manutenção das lentes para garantir resultados duradouros e naturais.
Minas Gerais – Setembro de 2025. A busca pelo sorriso perfeito transformou as lentes de contato dentais em um dos procedimentos estéticos mais desejados da atualidade, impulsionando um mercado bilionário. De acordo com uma pesquisa da Academia Americana de Odontologia Cosmética (American Academy of Cosmetic Dentistry – AACD), o mercado mundial de lentes de contato dentais deve atingir US$ 2,30 bilhões até 2028, refletindo uma demanda crescente por soluções estéticas rápidas e eficazes.
No Brasil, o cenário acompanha a tendência global. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), a colocação de lentes de contato dentais já figura entre os três procedimentos de estética bucal mais procurados nos consultórios. Reforçando essa percepção, um levantamento da SBOE apontou que a busca por facetas e lentes dentais cresceu cerca de 300% no país nos últimos anos, um fenômeno impulsionado em grande parte pela influência de celebridades e pela disseminação de resultados em redes sociais.
A professora de Odontologia da Afya São João Del Rei, Dra Isabela Sandim, ressalta que o principal objetivo do uso das lentes de contato dentais é estético. “Elas são indicadas para corrigir pequenas imperfeições no sorriso, como alterações sutis na forma e no tamanho dos dentes, fechamento de espaços entre eles (diastemas), melhora da cor em casos em que o clareamento dental não alcançou o resultado desejado, além de disfarçar leves desalinhamentos no posicionamento dentário”.
A especialista também esclarece que as lentes de contato dentais são lâminas ultrafinas de porcelana, coladas sobre a parte frontal dos dentes com o objetivo de melhorar a estética do sorriso, e que a principal diferença em relação às facetas de porcelana está na espessura. “As facetas são um pouco mais espessas e, por isso, exigem um desgaste maior da estrutura dentária. Já as lentes, por serem extremamente finas, permitem uma abordagem mais conservadora”.
A importância da qualidade e manutenção
Apesar da alta popularidade do uso de lentes de contato dentais, um levantamento do Conselho Federal de Odontologia (CFO) acende um alerta importante sobre a durabilidade do procedimento. De acordo com os dados do conselho, 15% dos pacientes enfrentam fraturas ou desgastes nas lentes dentro de cinco anos após a colocação.
A dentista da Afya São João Del Rei informa que quando bem planejadas e executadas, as lentes de contato dentais podem durar de 10 a 15 anos ou até mais. A durabilidade depende de diversos fatores, como a técnica do profissional, a qualidade dos materiais utilizados e, principalmente, dos cuidados do paciente no dia a dia.
“É fundamental manter uma escovação correta, utilizar o fio dental diariamente e comparecer às consultas de acompanhamento, que geralmente ocorrem a cada seis meses. No entanto, para pacientes com dificuldade em manter uma boa higiene bucal, o intervalo entre as visitas pode ser menor. Também é importante evitar hábitos que possam comprometer as lentes, como roer unhas, morder objetos ou usar os dentes para abrir embalagens, já que esses comportamentos podem provocar fraturas ou danos nas peças”, conclui a especialista da Afya.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.