quarta-feira, julho 24, 2024

Últimas Notícias

Inscrições abertas para o Prêmio LOBA Festival: objetivo é fomentar o protagonismo de escritoras no mercado editorial 

Premiação busca reconhecer e valorizar obras literárias escritas por mulheres e incentivar personagens protagonistas femininas; as inscrições podem ser feitas até dia 7 de agosto; semifinalistas serão anunciados em outubro

Com o objetivo de fomentar, reconhecer e valorizar obras escritas por mulheres brasileiras, promovendo a igualdade de gênero no setor literário, o Prêmio LOBA Festival lança sua primeira edição. “Queremos ser uma referência de fomento à criatividade das mulheres. Buscamos impactar positivamente o mercado editorial com a entrada de mais autoras mulheres e mais conteúdos com protagonismo feminino”, explica Mandi Castro, sócia e produtora executiva da LOBA Produções, uma produtora independente focada em projetos de baixo/médio orçamento, especialmente voltados para dar voz a novas diretoras e mulheres no setor cultural  audiovisual. 

A premiação é dividida em 5 categorias: Conto, Romance, Poesia, Não ficção e Roteiro para curta-metragem. Para participar, basta fazer a inscrição até o dia 7 de agosto através deste link. As finalistas serão divulgadas em outubro. E as vencedoras serão anunciadas em dezembro de 2024 ou janeiro de 2025. O prêmio conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas; do Governo Federal, pelo Ministério da Cultura; e da Lei Paulo Gustavo, tendo sido contemplado no edital 17.2023 – Fomento à Economia Criativa da Lei Paulo Gustavo. 

Como se inscrever?

Podem participar do edital pessoas que se identificam como mulher, que residem no Brasil, e que têm, no mínimo, 18 anos completos. Cada autora poderá inscrever quantas obras desejar, desde que sigam os critérios descritos no edital: os textos devem ser redigidos em Língua Portuguesa e as obras não podem ser coautorias. Os textos curtos devem ser digitados em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, estilo normal, na cor preta, com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas duplo, e todas as margens configuradas para 2,5 cm. Caso a obra seja um livro que se enquadre em uma das categorias, a formatação é livre.

“Vamos aceitar a inscrição de originais e livros que já foram publicados. Basta sinalizar essa informação no formulário. E o tema é livre”, ressalta Mari Gauer, diretora de projetos.  Dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser enviadas para comunicacao@lobafestival.com.br ou 11 98841-8357.  

Os materiais serão avaliados por uma banca examinadora que levará em conta critérios como autoria e protagonismo feminino amplo na sua expressividade; coerência narrativa; originalidade; criatividade; relevância (significado simbólico, histórico ou cultural da obra proposta para o panorama literário brasileiro). A vencedora de cada categoria será contemplada com um voucher de R$400 reais em vale presentes, um kit personalizado e um troféu do Prêmio LOBA Festival. “Vamos anunciar as finalistas em outubro e as vencedoras serão conhecidas em dezembro de 2024 ou janeiro de 2025, no LOBA Festival, que celebrará as autoras”, revela Mari. 

Sobre a Loba Produções

Loba Produções é uma produtora independente voltada para dar voz a novas diretoras e mulheres no setor audiovisual com foco no trabalho saudável e de qualidade. Comprometida com a diversidade e a inclusão, a produtora se especializa em captar fundos para talentos emergentes e participa ativamente de laboratórios de desenvolvimento (labs) para aprimorar a qualidade de seus projetos. 

A Loba Produções se destaca pela escolha criteriosa dos projetos em que se envolve, sempre alinhados com seus valores de produção humanizada e sustentável. Seu ambiente de trabalho promove o desenvolvimento humano, transparência e feedbacks justos, além de adotar práticas inovadoras como cargas horárias justas e incentivos ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Com um olhar cuidadoso para narrativas de minorias, a produtora busca transformar o mercado audiovisual, criando conteúdos relevantes e de qualidade, sempre focando em criar um ambiente saudável de trabalho.

Latest Posts

MAIS VISTAS