Em 2 de agosto de 2022 chega às plataformas digitais e canais do Youtube da @Jornada X e do Instituto Baccarelli o videoclipe de “O Poder do X”, hit da Gincana da @JornadaX gravado e filmado em São Paulo. Nascido de uma collab entre Mc Caverinha, Fabio Brazza e Pedro Lotto, nomes que juntos somam uma audiência de milhões em suas redes e canais, reunidos pela gravadora White Monkey, o hit traz um chamado para a volta às aulas feito na voz destes ídolos da juventude brasileira. O clip, com 3 versões, faz parte da estratégia de narrativas desenvolvida pelo coletivo internacional de inteligência criativa ASAS.br.com para a Gincana da @JornadaX, criada pela ONG Livelab.
Gravado na primeira edição da Gincana, que aconteceu na Escola Cidade Hiroshima em São Paulo, o clipe tem ainda a participação dos 77 músicos da Orquestra Sinfônica Heliópolis e do Coral Heliópolis, sob os arranjos do mestre Ruriá Duprat e traz, além das estrelas do trap/rap/funk citadas, todos os mais de 800 alunos participantes da gincana piloto, fazendo a coreografia que promete viralizar nas redes sociais.
“Eu acredito muito nessa luta da educação, da poesia, da arte como ferramenta de transformação social. Eu mesmo fui transformado por elas” declara Fabio Braz, autor da letra e um dos maiores entusiastas deste processo. “Somos um núcleo de resistência – uma aceleradora de propósitos através de conteúdos humanistas. Existimos para criar projetos de multinarrativas que inspirem e movam a sociedade para lugares duradouros, plurais e diversos, completa Paula Trabulsi, da ASAS.br.com.
Iniciada na cidade de São Paulo em 2021, a Gincana da @JornadaX avança em sua trajetória nacional e chega aos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo, em mais de 40 escolas públicas, com um impacto direto, ainda em 2022, de cerca de 30.000 mil alunos, professores e demais participantes do processo de educação nas escolas públicas, onde a evasão escolar tem atingido índices alarmantes (dados abaixo).
JornadaX e Gincana X
Desenvolvida pela LiveLab e criada pelo arquiteto e designer Edgard Gouveia Jr, a Gincana da @JornadaX, é uma ação emergencial criada para encorajar a retomada às aulas presenciais, bem como fortalecer a saúde emocional, reúne comunidade, alunos e professores, integrados através de jogos e atividades capitaneados pelos jovens, que inclui ações na escola com dança, música, esportes, grafite, jogos de conhecimento, horta comunitária, entre outras.
A Gincana da @JornadaX é o prólogo da @JornadaX (um social game que instiga jovens a se descobrirem como agentes de transformação de seus espaços) envolve todos ligados a comunidade escolar para juntos superarem a gigante evasão escolar e a dificuldade para voltar às aulas presenciais. A Gincana é o ponto de partida para que os alunos continuem a integração na escola & comunidade durante mais seis meses, com a metodologia do social game Jornada X.
Os objetivos da Gincana da @JornadaX são: reduzir o abandono escolar; desenvolver novas habilidades para alunos e professores; aumentar a participação da comunidade; e contribuir para formação dos professores em pedagogias ativas que apoiem a redução dos danos da pandemia.
A mecânica dá protagonismo para que os alunos convidem seus colegas, envolvam e ampliem suas próprias conexões – não só na escola, mas em toda a comunidade –, criando pontes para que eles possam sair juntos do momento difícil e das consequências emocionais causadas pela pandemia e luto em direção ao reencontro no espaço escolar. E, sim, com todas as exigências que os protocolos de segurança impostos pela pandemia.
Informações para apoiar o projeto através do e-mail: contato@livelab.org.br
EVASÃO ESCOLAR
A evasão escolar e a insegurança com a volta às aulas, tanto por parte de pais e alunos quanto dos professores e educadores, são alguns dos principais desafios que a sociedade enfrenta como consequência da pandemia. Estudos recentes demonstram o profundo impacto que a privação da convivência escolar tem causado. As crianças e jovens perderam acesso à educação, deixaram a escola e estão inseguros em regressar, conforme os dados:
- 5 milhões de crianças e jovens entre 6 e 17 anos não tiveram acesso à educação em novembro de 2020.
Fonte: Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, UNICEF (+)
- 53% dos jovens se sentem inseguros quanto à volta às aulas.
Fonte: Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus 2ª edição (2021), CONJUVE e Parceiros (+)
- 36% dos jovens não estão estudando em 2021 e 26% em 2020.
Fonte: Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus 2ª edição (2021), CONJUVE e Parceiros
Por outro lado, os professores preocupados com a saúde física e emocional, ansiosos e sobrecarregados, também constam nas seguintes estatísticas que traduzem seus sentimentos nos diferentes estágios da pandemia:
- 28% dos professores avaliam a sua saúde emocional como péssima ou ruim, comparado ao período pré-pandemia.
- 53% Dos professores se sentem sobre carregados, comparado com 32% antes da pandemia.
- 64% Dos professores se sentem ansiosos.
Fonte: Pesquisa A Situação dos Professores no Brasil durante a Pandemia (+)
GINCANA da @jornadaX
Idealização e Realização: Livelab
hit O PODER DO X
Inteligência Criativa e Narrativa: ASAS.BR.COM
Intérpretes
MC Caverinha
Fábio Brazza
Compositores
Fabio Brazza
Pedro Lotto
Caio Paiva
Diamante
Produtor Musical
Pedro Lotto
Caio Paiva
Arranjo Sinfônica&Coral
Ruriá Duprat
Maestro Sinfônica Heliópolis
Edilson Ventureli
Maestrina Coral Heliópolis
Silmara Drezza
CLIPE
Direção e Produção
Paula Trabulsi
Produção Executiva
Roberta Trabulsi
Direção de Fotografia
Arnaldo Mesquita
Tomaz Viola
Montagem
Daniel Codina
Projeto Gráfico
Kléber Menezes
Motion Design
Marcelo Presotto
Benfeitores
Maria Eugênia Sobral
Instituto Natura
Fundação Lemann
Benquerer
Oya
Parceria
White Monkey Records
Pipoca Digital
Mistika
Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino gratuito de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 25 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: musicalização infantil, canto coral, aulas de instrumentos (classes coletivas e individuais) e prática orquestral.
A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.
Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.
Para mais informações, acesse: www.institutobaccarelli.org.br