segunda-feira, 2 agosto, 2021

São Gonçalo recebe primeiro Fórum Social Gonçalense

Do dia 31 de julho a dia 02 de agosto acontece a primeira edição do FOSG – Fórum Social Gonçalense. Em construção,...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gorete Milagres e Carlos Alberto de Nóbrega trocam farpas na internet

Gorete Milagres e Carlos Alberto de Nóbrega trocaram farpas nas redes sociais sobre a parceria que tiveram no programa “A Praça é...

Mãe vende filha por R$ 200 e parcela o pagamento em duas vezes

Acusada de vender a filha recém-nascida por R$ 200 no ano passado, Marilza Medeiros da Conceição foi detida na última terça-feira (27)....

Conheça a “Pegada Diferente” de Raffa Augusto

EP chega hoje, 30, nas plataformas digitais, reúne quatro canções inéditas e mostra um cantor desinibido e maduro com o projeto

“NK By Tay Clesan”, a nova marca de Moda Feminina pensada por mulheres para mulheres

Para as empresárias Nathy Kihara e Tay Clesan, a marca nasce justamente com o propósito de valorização e empoderamento da mulher.

Games abrem espaço em diferentes setores no Brasil e causam impacto no marketing digital

Fonte: Unsplash

As oportunidades de negócios com a internet têm crescido constantemente no Brasil. Um dos setores que tem chamado atenção, principalmente nos últimos dois anos, são os cada vez mais populares jogos digitais. Além do sucesso no próprio setor, com a alta venda de consoles e games, essa forma de entretenimento também está ganhando espaço na área do marketing digital. As empresas usam os jogos como ferramentas de propagandas em busca de maior alcance com os brasileiros.

Essas ações são comuns no exterior, com maior destaque nos Estados Unidos e na China, e inclusive ganharam o nome em inglês de Brand Gamification. A ideia é aproximar os jogos eletrônicos das marcas e fazer com que os fãs desse tipo de entretenimento sejam alvos também de ações publicitárias virtuais. Isso pode ocorrer de diferentes formas, que vão desde a criação de anúncios e propaganda dentro dos games, como também a produção de jogos próprios envolvendo alguma marca.

Algumas empresas famosas, como a Coca-Cola, a Starbucks e a Mastercard, já criaram campanhas nesses moldes e conseguiram boas respostas. O resultado é que as empresas focadas em marketing digital estão começando a olhar para os jogos digitais como uma ferramenta essencial para oferecer aos clientes. O Brasil tem um grande potencial no assunto, pois é um dos países que mais oferece audiência quando o assunto são os games da nova geração.

Veja Também  “Cyberpunk 2077”: Keanu Reeves estrela novo teaser do jogo

Segundo dados divulgados recentemente pela consultoria norte-americana Newzoo, o número de brasileiros que jogam videogames ultrapassou a barreira dos 76 milhões. Um dado significativo, e que é marcado pela diversidade, pois engloba homens e mulheres fãs de games. Isso significa que o assunto, sejam os novos lançamentos do semestre ou qualquer outra notícia, consegue uma grande audiência dos brasileiros. As empresas de fora desse setor estão aprendendo que podem se aproveitar de todo esse sucesso.

Veja Também  Worlds 2020: Veja adversários da INTZ e outros grupos do torneio

Variedade dos jogos online

Os jogos sempre foram um dos principais setores do entretenimento digital, principalmente pela variedade do conteúdo. Apesar de os videogames serem as ferramentas mais tradicionais, eles não são os mais usados. Atualmente, segundo reportagem do portal Techtudo, cerca de 86% dos fãs de jogos usam os celulares para jogar. Algo que se justifica pela diversidade do conteúdo que existe nesses aparelhos.

Por exemplo, enquanto os consoles da nova geração ficam restritos aos lançamentos mais recentes, os smartphones podem ser usados também para os jogos de apostas online. Sites como o Casoo Casino e o Unique Casino aparecem na lista de melhores cassinos online para dispositivos móveis. Essas plataformas oferecem todos os tradicionais jogos de apostas, como o pôquer e a roleta, em aplicativos específicos para celulares. Além disso, os sites também costumam oferecer bônus e rodadas grátis para os novos usuários deste formato.

Todas essas vantagens fazem os smartphones mais atrativos, e isso não acontece apenas com os jogos de apostas online. Outras categorias disponíveis para celulares, que vão desde jogos mais simples até os mais modernos, também costumam chamar atenção pela vantagem de se jogar no dispositivo móvel. Isso aumenta o universo dos games, e também o potencial para que esse setor se expanda no marketing digital.

Espaço para os desenvolvedores

Essa junção entre o universo dos games e o marketing digital está criando um mercado para os desenvolvedores. Além de trabalhar para empresas mais tradicionais do setor, alguns profissionais estão começando a ganhar espaço em agências de marketing. Uma mudança que promete agitar o mercado da propaganda, e transformar para sempre a criação de algumas campanhas no mundo digital. 

Veja Também  SSD é o melhor upgrade para seu PC gamer; entenda

O mercado dos games ainda tem potencial e espaço para crescer, e basta olharmos alguns números no mundo que isso fica mais evidente. Em 2020, o faturamento do setor em todo o mundo conseguiu um crescimento de 12%, e ficou próximo de atingir os R$ 600 bilhões. Um valor que dá inveja para outras áreas do entretenimento, seja o cinema ou até mesmo o cada vez mais popular streaming. A perspectiva é que essa taxa continue a subir pelos próximos anos.

Veja Também  Xbox Wire chega oficialmente ao Brasil com as últimas novidades sobre Xbox e seus serviços

A união dos jogos com o marketing parece ser algo muito real no mercado brasileiro. Esses dois setores têm potencial trabalhando de forma conjunta, e algumas ações bem-sucedidas comprovam isso. Seja com propagandas dentro dos games, ou então com o desenvolvimento de jogos originais das marcas, as possibilidades para esses dois setores parecem ser infinitas e lucrativas. Vale a pena ficar de olho para entender todos os benefícios para a economia do país.

Comentários

Latest Posts

Veja Também  Fortnite adiciona estátua do Pantera Negra e fãs prestam homenagens

Gorete Milagres e Carlos Alberto de Nóbrega trocam farpas na internet

Gorete Milagres e Carlos Alberto de Nóbrega trocaram farpas nas redes sociais sobre a parceria que tiveram no programa “A Praça é...

Mãe vende filha por R$ 200 e parcela o pagamento em duas vezes

Acusada de vender a filha recém-nascida por R$ 200 no ano passado, Marilza Medeiros da Conceição foi detida na última terça-feira (27)....

Conheça a “Pegada Diferente” de Raffa Augusto

EP chega hoje, 30, nas plataformas digitais, reúne quatro canções inéditas e mostra um cantor desinibido e maduro com o projeto

“NK By Tay Clesan”, a nova marca de Moda Feminina pensada por mulheres para mulheres

Para as empresárias Nathy Kihara e Tay Clesan, a marca nasce justamente com o propósito de valorização e empoderamento da mulher.

MAIS VISTAS

Luisa Sonza tem nude postado em rede social e desabafa: VEJA FOTO!

A cantora Luisa Sonza, casada com o humorista Whindersson Nunes, foi alvo de um ataque em sua rede social, na manhã deste domingo (03). O invasor...

Vice-campeã de reality, Vanessa Nozaki será capa da revista Sexy: “minha versão mais hot”

Para e o reality e para as fotos, a loira fez uma preparação física especial Prestes a lançar...

Vídeo mostra nude de João Guilherme que vazou no Instagram

Cantor estava tomando banho de banheira e acabou mostrando demais. João Guilherme, filho do cantor Leonardo e namorado de...

Musa fitness faz ensaio polêmico para revista

Kethellen Soares escolheu o tema free fire para as fotos. A musa fitness e influenciadora digital Kethellen Soares estampa...

“Advogatas” do Danillo Gentili posam nuas: “Ensaio raiz para lembrar a época que não existia muitos limites”

Modelos, influenciadoras digitais e “advogatas”, Cris Galêra e Vanessa Nozaki estão felizes com o resultado de um novo projeto desenvolvido pela TV...

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.

Comentários