Uma das MELHORES OPÇÕES da região!
SOBRE
Fazenda histórica que pertenceu ao Barão de Vassouras.
Essa autêntica fazenda do ciclo do café, data de 1820 e pertenceu ao Barão de Vassouras. Uma das mais charmosas fazendas do Vale do Café, a Fazenda Cachoeira Grande pertenceu a um filho ilustre de Vassouras: Francisco José Teixeira Leite, o barão que levava no título nobiliárquico, o nome de sua terra. Um desbravador do Vale do Café, que veio para a região em 1820 com 16 anos na companhia de seu tio, Custódio Ferreira Leite (que um dia viria a ser o Barão de Ayuruoca), para trabalhar na construção da Estrada da Polícia. A Cachoeira Grande atravessou o tempo, passou por diversas fases e alguns proprietários e depois de completamente abandonada já em ruínas foi praticamente reconstruída, mantendo hoje o mesmo charme, beleza e suntuosidade do passado. A fazenda não era a maior fazenda da região, possuindo apenas 1.125 hectares, mas foi o princípio da fortuna do futuro Barão de Vassouras. Francisco reformou a velha casa, dando-lhe o formato de um “T”, talvez, uma alusão ao seu famoso sobrenome abrâmico português.
Em 1850, quando enviuvou de D. Maria, possuía em sua fazenda 250.000 cafeeiros, entre bons e maus, mantidos por 147 escravos e 15 crianças. Um ano depois, Francisco contraiu segundas núpcias com D. Ana Teixeira, uma bonita “barramansense” trinta anos mais nova. Francisco substituiu o café da fazenda pelo beneficiamento de alimentos, então muito caros em Vassouras, ficando famoso o “Arroz de Cachoeira”, aproveitando a cachoeira que batizava a propriedade.
Por seus méritos, foi elevado por D. Pedro II em 1871 à condição de Barão de Vassouras. Teve o Barão onze filhos com D. Ana.
Maria Teixeira, herdou a Fazenda Cachoeira Grande e nela recepcionou com grande jantar a 18 de setembro de 1884 a Princesa Isabel e o Conde D `Eu, ambos de passagem por Vassouras. D. Maria Esméria transformou a fazenda em importante centro produtor de cachaça atividade que sobreviveu à abolição.





Aproveite para conhecer a mais nova opção de descanso e lazer, aliada a uma total privacidade que a Fazenda Cachoeira Grande passa a lhe oferecer.
Antiga casinha de caboclo artesanalmente recuperada e transformada num aconchegante chalé para hospedar pessoas especiais como você. Situada à beira do lago nos jardins da Fazenda, oferece conforto, segurança e tranquilidade para você desfrutar do contato com a natureza, canto de pássaros, caminhadas e muita paz.











FAÇA JÁ A SUA RESERVA!
Reservas e Whatsapp: (21) 99911-4339
Endereço: Vassouras (RJ)
COMO CHEGAR

Vindo do Rio de Janeiro, o visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra no sentido São Paulo, entrando a direita, na saída 212 que dá acesso a Paracambi.
Passando por Paracambi, deve subir a serra em direção a Mendes (RJ127). Assim que atravessar a cidade de Mendes, o visitante deverá seguir na estrada Mendes-Vassouras, passando pela ponte do Rocha, indo até o quilômetro 43, aonde encontrará uma placa indicando a entrada para a fazenda a direita.
É uma subida asfaltada com aproximadamente 1 km que se transforma em uma estrada de paralelepípedo que leva até a sede da Fazenda.
Coordenadas: Lat. 22.44 – Long. 43.69.