quarta-feira, julho 24, 2024

Últimas Notícias

Estratégias práticas para evitar furtos durante festas de rua

O ideal é não levar muitos objetos de valor e manter escondidos o celular, o dinheiro e os cartões

Curtir festas de rua é ótimo para se divertir e economizar, porém, em razão do grande número de pessoas, é preciso ter atenção em dobro aos seus pertences. Não é indicado, por exemplo, participar desses eventos com bolsas e mochilas, o melhor é carregar apenas uma pochete feminina com o essencial.

Está planejando se aventurar em uma dessas festas? Confira dicas que vão te ajudar a curtir sem abrir mão da segurança!

Mantenha itens de valor por perto

A recomendação é sair com poucos itens de valor. Portanto, acessórios de ouro e prata devem ficar em casa. Dê preferência para as bijuterias na hora de curtir a folia. O único item de valor que deve te acompanhar é o celular, afinal, pode ser necessário se comunicar com os amigos.

Mantenha o objeto sempre por perto, em uma doleira, bolsos com botão (sempre na parte da frente) ou pochete. Você deve ter esses itens perto dos olhos para evitar que alguém se aproveite de uma distração.

Vá com um celular de backup

Os celulares hoje carregam muitas informações importantes, como acesso a contas em bancos e outras informações pessoais. Assim, como será preciso se comunicar com os amigos ao longo da festa, opte por levar um aparelho de backup.

Pode ser um modelo mais antigo, daqueles que apenas fazem ligações e enviam SMS, ou um smartphone que inclui apenas aplicativos como o WhatsApp e algumas redes sociais. Ainda assim, cuide bem do seu celular de backup.

Leve pouco dinheiro

Não é indicado levar muito dinheiro para esse tipo de evento, inclusive, antes mesmo de sair de casa, você pode se programar e limitar o quanto pretende gastar. Experimente levar um cartão de crédito recarregável e um pouco de dinheiro em mãos.

Se possível, leve notas mais trocadas, de valor menor, e evite exibir o dinheiro a todo momento. Tire do bolso carteira ou pochete apenas na hora em que comprar uma bebida ou alimento.

Saque dinheiro durante o dia

Precisa sacar dinheiro? Faça isso durante o dia e evite os caixas eletrônicos em locais com pouco movimento. Ao entrar no banco, certifique-se de que não há alguém te observando, realize o saque e já guarde o dinheiro em local escondido.

Caso a festa termine e você tenha a intenção de voltar no dia seguinte, é melhor deixar para tirar o dinheiro do próximo evento pela manhã e se virar com os cartões.

Desative o pagamento por aproximação

Um golpe muito comum envolve o pagamento por aproximação, quando a pessoa paga um valor muito mais alto pelo produto que adquiriu. Para evitar esse golpe, desative a aproximação enquanto estiver na folia.

Além disso, antes de digitar a senha na maquininha, verifique se o preço cobrado está correto.

Mantenha limites baixos nos cartões

Vai usar o cartão de crédito? Enquanto estiver na festa, mantenha os limites mais baixos, tendo em vista uma meta máxima de gastos. Se você tem mais de um cartão, o ideal é deixar uma média de R$ 100 a R$ 150 liberado em cada um.

Se houver uma tentativa de compra muito alta, ela é imediatamente recusada. Também é válido ativar os alertas de movimentação e compras realizadas, assim você consegue controlar o que está gastando.

Evite ficar sozinho

Por mais que as festas de rua sejam divertidas, não é recomendado ficar sozinho, longe dos seus amigos. Mantenha sempre contato e combine pontos de encontro caso aconteça de vocês se perderem.

O ideal é que esse ponto de encontro seja em um local fácil de marcar como referência, como em frente a um restaurante, barzinho ou barraquinha de alimentos. Se precisar, peça ajuda a guardas, policiais ou alguém que esteja envolvido com a segurança.

Latest Posts

MAIS VISTAS