quinta-feira, dezembro 12, 2024

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Está aberta a temporada de pinhão, iguaria que pode ser encontrada já pronta para consumo em supermercados

Agroindústria Verdureira abastece mais de 350 estabelecimentos, e, neste outono-inverno, deve entregar 40% a mais de pinhão que em 2023

A safra do pinhão deste ano já começou. O pinhão é a semente da araucária, árvore também conhecida como pinheiro do Paraná e pinheiro brasileiro, típico de várias culturas gastronômicas no país e muito popular no frio, sendo uma das grandes estrelas nas festas juninas. Com o aumento da demanda pela iguaria, a agroindústria Verdureira já começou o abastecimento de mais de 350 estabelecimentos de São Paulo e Região Metropolitana, além de Campinas, Sorocaba e cidades no entorno. A estimativa é que seja distribuído 40% mais de pinhão do que no ano passado.

Para os apaixonados por pinhão, essa é uma época muito aguardada, já que a colheita e sua comercialização é extremamente controlada. Cada região tem um período propício para evitar a extinção da araucária e proteger a fauna e flora do local. No caso de algumas localidades da região Sul, por exemplo, a colheita foi liberada em 1º de abril. Já em São Paulo, desde março já é possível colher e vender.

A Verdureira vem crescendo ao atender às expectativas do consumidor e trazer mais praticidade para seu dia a dia. Um estudo da Pesquisa Florestal Brasileira (PFB), realizado em 2018 e divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), traçou o perfil do consumidor de pinhão, apontando que o consumo desse alimento é maior no Sudeste e no Sul do país. Os resultados mostraram, além dos hábitos, os aspectos de insatisfação desses consumidores. A maioria dos entrevistados prefere comprar pinhão a granel (94%), em supermercados (36%) e feiras livres (37%), e os principais problemas relatados foram pinhões velhos (49%), bichados (38%), mofados (13%) e sem uniformidade (13%).

Com a entrega de sementes altamente selecionadas e preparadas, a Verdureira garante a qualidade do pinhão já cozido e pronto para consumo, que junto a outros legumes, forma a linha Cucina Prima da empresa. “As sementes são selecionadas, descascadas uma a uma, cozidas com a técnica sous-vide por horas e embaladas higienicamente. O produto final tem o sabor preservado e todas as suas propriedades nutricionais mantidas, explica Lucas Regis, Sócio e COO da Verdureira.

A pesquisa também mostrou que a grande maioria dos entrevistados não conhece as propriedades nutricionais do pinhão, mas discorda que seja um alimento engordativo, caro e gorduroso. Essa mesma maioria concorda plenamente que o pinhão é um produto natural, faz bem à saúde e pode ser consumido por toda a família. O estudo concluiu, assim, que a divulgação das propriedades nutricionais da semente pode favorecer o aumento do seu consumo, especialmente entre as pessoas que não têm o hábito de consumi-la.

Considerando a importância da difusão de informação, as embalagens da Verdureira não contêm apenas a tabela nutricional padrão da indústria alimentícia (valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio), mas todas as propriedades dos alimentos. No caso do pinhão, o consumidor é informado de que em 100 g da semente há 0,11 mg de vitamina B1, 0,04 mg de vitamina B2, 0,81 mg de vitamina B3, 0,93 mg de vitamina E, 179 mg de fósforo, 104 mg de magnésio, 363 mg de potássio, 2,1 mg de ferro e 1,9 mg de zinco.

“Oferecer ao consumidor da agroindústria informações completas e transparentes é ter compromisso com a saúde pública. Dessa forma contribuímos para o empoderamento do consumidor, que pode fazer escolhas alimentares mais conscientes e adequadas às suas necessidades nutricionais”, afirma Thais Pantoja, Diretora de Marketing da Verdureira.

Outro grande motivo para que a procura pelo pinhão da Cucina Prima (linha especializada em legumes da Verdureira) tenha aumentado é que, embora muito saboroso, o alimento pode ser difícil de ser preparado, já que cozinhar e descascar o pinhão pode ser desafiador. Ao oferecer porções já prontas para consumo, a empresa, já reconhecida pela praticidade, permite que as pessoas saboreiem a iguaria de forma simples, também respeitando todas as regras da cadeia produtiva.

Sobre a Verdureira – Fundada há 29 anos, a Verdureira é a primeira empresa brasileira a entregar saladas gourmet prontas para consumo. Com uma fazenda periurbana localizada em São Roque (SP), a menos de 60 km da capital paulista, sua produção chega aos mercados em até 24 horas após a colheita, mantendo o frescor dos alimentos e diminuindo o desperdício. Hoje, a Verdureira tem três linhas de produtos: Insalata Prima (folhas), Cucina Prima (legumes) e Ver O Verde (saladas), todos prontos para consumo, entregues em 350 estabelecimentos de São Paulo e Região Metropolitana, Campinas, Sorocaba e cidades no entorno. Em 2023, a empresa foi investida pela Baraúna Investimentos com um aporte de R$ 10,3 milhões e foi a primeira agroindústria a implementar a técnica de hidroponia floating em larga escala no país.

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