Estudo revela que 80% dos adolescentes, com até 17 anos, pretendem abrir o próprio negócio
O empreendedorismo deixou de ser apenas uma alternativa profissional para se tornar uma habilidade essencial no desenvolvimento das novas gerações. Segundo pesquisa da Companhia de Estágios e da Opinion Box, 80% dos adolescentes da Geração Alpha, com idade até 17 anos e nascidos a partir de 2010, demonstram interesse em empreender e afirmam que pretendem ter o próprio negócio. Nesse cenário, apostar em modelos educacionais que incentivem a criatividade, a inovação e o pensamento crítico torna-se fundamental para se destacar na trajetória profissional.
Para Marco Antonio Casagrande, psicólogo comportamental e sócio-fundador da Escola Mira, rede especializada em educação financeira e empreendedorismo para crianças e jovens de 7 a 17 anos, capacitar as novas gerações a administrarem recursos e tomar decisões conscientes é essencial para prepará-las para os desafios do futuro. “Quando esses conteúdos são incorporados ao processo de aprendizado, aumenta a capacidade da pessoa em identificar oportunidades, inovar e desenvolver soft skills importantes para a vida e os negócios, como tolerância à frustração e adaptabilidade. Empreender não é apenas abrir uma empresa, é aprender a tomar decisões e lidar com os obstáculos”, afirma Casagrande.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que conduz o projeto Future of Education and Skills 2030/2040, apresenta uma visão global das competências que serão necessárias no século XXI. Segundo o estudo, além de conhecimentos tradicionais, os jovens precisam desenvolver atitudes, valores e habilidades, incluindo pensamento crítico e aprendizagem ao longo da vida para um mundo em constante transformação socioeconômica e tecnológica. “O acesso precoce à tecnologia, aliado à maior exposição a conteúdos sobre negócios e inovação, tem levado crianças e adolescentes a desenvolverem um interesse crescente por áreas como criação de produtos, programação, investimentos e estratégias de marketing”, diz o especialista.
Para Casagrande, a Geração Alpha tem um perfil criativo e imediatista, capaz de transformar ideias em projetos rapidamente e aberta a experimentar novas tecnologias e modelos de negócio. “Essa combinação de criatividade, curiosidade e autonomia permite que eles desenvolvam habilidades essenciais, como comunicação e liderança, tomando decisões com mais segurança e se adaptem com facilidade a um mercado em constante mudança”, ressalta.
Para potencializar esse perfil, o psicólogo comportamental desenvolveu uma metodologia própria aplicada na Escola Mira, que combina jogos, projeções financeiras, projetos e dinâmicas de empreendedorismo. Os alunos vivenciam situações do cotidiano, exercitando desde o controle de gastos até a criação de soluções para problemas reais da sociedade, como a simulação da operação de uma empresa, desenvolvimento de produtos, exercícios de investimento e planejamento financeiro pessoal.
“Atualmente, não basta investir apenas no desenvolvimento acadêmico. Educação e crescimento pessoal devem caminhar juntos, formando indivíduos capazes de enfrentar desafios de maneira criativa e estratégica”, conclui Marcos.
Sobre a Escola Mira
Fundada em 2023, em Londrina (PR), a Escola Mira é uma rede de franquias especializada no desenvolvimento de habilidades, educação financeira e empreendedorismo para crianças e jovens de 7 a 17 anos. O sistema é estruturado em módulos práticos, fundamentados em sete pilares na jornada de aprendizagem: acreditar, coragem, posicionamento, conexão, competitividade, inovação e geração de valor. A instituição conta com cerca de 200 alunos e atualmente há três unidades.

