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E se todo o dinheiro desviado pela corrupção no em um ano fosse para um único bolso?

Inteligência artificial ajuda a construir a cara e a personalidade desse bilionário, o Sr. , que seria dono de uma fortuna de R$ 200 bilhões, a oitava maior do mundo na Lista de Bilionários da 2018

São Paulo, maio de 2018 – A corrupção no Brasil é bilionária. Apesar de impossível quantificar com exatidão o valor desviado dos cofres públicos, dados mencionados por profissionais que trabalham na Operação Lava Jato e publicados na imprensa informam que os recursos perdidos em esquemas de corrupção no País somam em torno de R$ 200 bilhões (US$ 61 bilhões) por ano. Se todo esse dinheiro fosse para as mãos de uma única pessoa, ela seria dona da oitava maior fortuna do mundo, de acordo com a Lista dos Bilionários Forbes de 2018. 

Quem poderia ser então esse “bilionário” brasileiro? Quais suas características físicas? O que ele pensa, quais seus hábitos de consumo? Quais são os segmentos da economia nos quais atua? Qual a sua opinião sobre operações que investigam corruptos no país? Com o objetivo de chamar a atenção de todos os brasileiros para o problema e ajudar a combater a corrupção, a revista Forbes Brasil, a agência Ogilvy e a empresa de Nexo criaram, por meio de uma ferramenta de inteligência artificial, o que seria a “cara” da corrupção brasileira. Além do rosto, com todos os traços físicos, o nosso “machine learning” conseguiu ir além e apontar características de personalidade desse homem, que chamamos de Sr. Ricky Brasil – anagrama de Rica Corrupção do Brasil.

O projeto para se chegar ao Sr. Ricky Brasil começou há mais de dez meses com uma ampla pesquisa baseada principalmente em entrevistas e depoimentos de alguns dos principais condenados nas operações Mensalão e Lava Jato. Todo esse material – reportagens da imprensa brasileira, depoimentos, entrevistas, obras literárias – foi colocado no sistema e, com o cruzamento do conteúdo, a ferramenta de inteligência artificial pôde, portanto, apontar o retrato do que considera ser mais próximo do Sr. Ricky Brasil. O projeto ainda contou com curadoria de uma jornalista e escritora especializada.

“A Forbes quer se posicionar contra a corrupção, então além de chamar a atenção dos brasileiros para o tamanho do problema em nosso país, pensamos nessa campanha também como uma forma de valorizar o empresário sério, aquele que cumpre seriamente com os seus deveres, que paga impostos e não precisa usufruir de dinheiro público para construir fortunas. Que não se deixa seduzir pela corrupção”, diz Antonio Camarotti, CEO da revista Forbes Brasil.  Desde 2017, na edição dos Bilionários Brasileiros os nomes que tiveram suas fortunas listadas e que se encontravam sob algum tipo de investigação de crimes ligados a corrupção, formação de quadrilha, evasão de divisas e outros crimes de lesa-pátria tiveram uma anotação indicando sob qual investigação estavam sujeitos.

“A principal ideia da campanha Ricky Brasil é destacar o tamanho da corrupção no País. A lista da Forbes é a principal ferramenta para entendermos a riqueza de cada bilionário. Portanto mostrar que a corrupção no Brasil pode gerar uma fortuna desse tamanho é o melhor jeito de a revista usar informação para combater o problema”, comenta Claudio Lima, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil.

 

FICHA TÉCNICA

Agência: Ogilvy Brasil

Título: Ricky Brasil

Produto: Institucional

Cliente: Forbes

VP Nacional de Criação: Claudio Lima

Diretor de Criação Executivo: Félix del Valle

Diretor de Criação: Eduardo Doss, Guiga Giacomo

Diretor de Arte: Paulo Engler

Redatora: Mariana Albuquerque

Planejamento: Daniel De Tomazo

Diretor de Operações: Daniel Martins

Diretora de Projetos: Priscilla Saikai

Gerente de Projetos: Beto Campos

UXD: Flávia Goulart, Caroline Salles, Alexander Schevtschenko

RTVC:  Patricia Silveira

Mídia: Paulo Ferreira

Montagem: Deydson Rocha

Motion Design: Thiago Bancaro, Marina Carrijo

Atendimento: Juliana Fernandes

Consultoria: Regiane de Oliveira

Aprovação Cliente: Antonio Camarotti

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Produtora de imagem: Trator Filmes

Diretor: Vinicius Colé

Diretora Executiva: Gabriela Lemos e Armando Ruivo

Direção de Fotografia: Vinicius Colé

Produtor: Eduardo Saraiva

Produtora de Som: Evil Twin

Atendimento: Juiana Tangary e Carol Couto

Diretor Musical: Andre Faria e Murilo Faria

Produção Trilha:  Andre Faria, Murilo Faria e Yuri Chix

Criação Trilha: Yuri Chix

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Tecnologia: Nexo

Equipe: Luiz Carvalho, Diego Figueredo, Ariane Camilla, Juliana Marques

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Pós Produção: Stratostorm

Produtora Executiva: Helena Hilario

Supervisor de Pós: Mario Pece

Artista 3D: Alan Prado

Motion Designer: Kaio Cruz

Compositor: Igor Sacilotto

Imagem: Estúdio Notan

CGI Especialista: Marcos Sampaio

 

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