segunda-feira, 16 maio, 2022

Giraffas lança brinde de Rebelde da Netflix

Neste mês, o Giraffas, maior rede de refeições completas do mercado brasileiro, oferece brindes personalizados da série Rebelde Netflix.A telenovela mexicana, que...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pousada Sorocotuba no Guarujá

Uma das MELHORES OPÇÕES DA REGIÃO! SOBRE Como surgiu a Pousada Sorocotuba – Enseada Guarujá…

TOP GUN: MAVERICK

https://youtu.be/9Jgua93Xhcw SINOPSE Na sequência de Top Gun: Ases Indomáveis, acompanhamos a história de Pete...

Fórmula 4 Brasil: Felipe Barrichello Bartz encerra primeira etapa com pódio e pontos nas três corridas no Velocitta

Após segundo e oitavo lugares no sábado, piloto da Cavaleiro Sports é o sétimo colocado na corrida 3 neste domingo e está...

Iza elogia sotaque paraense e dá selinho em fã durante visita ao camarim

Além do elogio, a cantora ainda deu um selinho na fã paraense. A cantora IZA teceu elogios ao sotaque...

Diarreia crônica pode ser intolerância à lactose e glúten, diverticulite ou síndrome do intestino irritável, saiba identificar

A diarreia crônica é caracterizada pela  redução na consistência das fezes, que podem ser amolecidas a líquidas, associada a um aumento do número de evacuações por mais de quatro semanas. Além do desconforto físico, também compromete a qualidade de vida, já que se torna um incômodo no dia a dia.

 

Segundo o Dr. Matheus Freitas Cardoso de Azevedo, gastroenterologista da Rede de Hospitais Camilo de São Paulo, a diarreia crônica apresenta várias causas, como a síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, doença celíaca e diverticulite. “Elas podem acontecer em qualquer idade, sendo que algumas são mais comuns em fases específicas. A doença celíaca e síndrome do com adultos jovens, e a diverticulite, costuma atingir pessoas com mais de 50 anos”, explica.

 

O diagnóstico para a causa da diarreia crônica deve ser realizado pela consulta detalhada, analisando a rotina e histórico, além de exames complementares para direcionar o tratamento específico. Saiba mais sobre cada uma:

 

1) Intolerância à lactose

 

O que é: a incapacidade de digestão da lactose – açúcar encontrado principalmente no leite e produtos lácteos – causada pela ausência da enzima responsável por esta função. Atinge cerca de 70% da população mundial.

 

Sintomas: dor e/ou distensão abdominal, diarreia, gases e náuseas. Em muitos casos pode ocorrer somente desconforto, sem diarreia.

 

Tratamento: dieta sem produtos com lactose na composição e suplementação da enzima lactase, encontrada em forma de pastilhas, em pó, comprimidos ou cápsulas, que deve ser adicionada aos produtos lácteos ou ingerida via oral antes da ingestão, possibilitando a digestão. “É importante colocar na dieta outros alimentos ricos em cálcio para suprir as necessidades do organismo”, ressalta o Dr. Matheus.

Veja Também  Dra. Manuela Bafini volta de Londrina com novos cursos que serão ministrados em todo o Brasil
Veja Também  Otosclerose na gestação pode gerar consequências às futuras mães

 

2) Intolerância ao glúten

 

O glúten é um complexo proteico presente no trigo, centeio e cevada comum em alimentos como pães, massas e bolos. As principais doenças relacionadas à ingestão de glúten doença celíaca e hipersensibilidade ao glúten:

 

O que é doença celíaca: doença autoimune que afeta o intestino delgado, desencadeada após a ingestão de alimentos que contêm glúten, dificultando a absorção de nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

 

Sintomas: dor abdominal, diarreia, gases, fraqueza, perda de peso, diminuição do apetite, lesões de pele, anemia, deficiência de ferro e atraso de crescimento em crianças.

 

Tratamento: dieta sem glúten por toda a vida. “É o único tratamento efetivo, pelo risco de complicações como anemia, déficit de crescimento, osteoporose e até câncer do intestino delgado”, explica o médico.

 

O que é hipersensibilidade ao glúten: reação intestinal logo após a ingestão de alimentos com glúten e que some com a retirada do alimento.

 

Sintomas: dor abdominal, diarreia, gases e náuseas.

 

O especialista reforça que não é possível diferenciar as doenças pelos sintomas, pois muito parecidos. “Portanto, a triagem para a doença celíaca deve ocorrer antes de uma dieta sem glúten ser implementada, uma vez que a pessoa inicia uma dieta livre de glúten, o teste para doença celíaca não é mais confiável. Além disso, embora sejam tratadas com alimentação sem glúten, a distinção é muito importante pelo risco de complicações da doença celíaca a médio e longo prazo, principalmente naqueles que não aderem a dieta corretamente”, diz o Dr. Matheus.

 

3) Síndrome do Intestino Irritável

 

O que é: doença que causa desordem intestinal, mais comum dos 15 aos 45 anos, principalmente em mulheres. De acordo com o gastroenterologista, pode ser gerada por vários fatores, muitas vezes associada a problemas psicológicos como ansiedade, depressão, fibromialgia, enxaqueca e distúrbios do sono. “A doença é mais comum que se imagina, atingindo aproximadamente 20% da população mundial”, reforça o gastroenterologista.

Veja Também  View Apresenta Gel Antisséptico L.O.L. Surprise!

 

Sintomas: dor abdominal, alteração do hábito intestinal com episódios de diarreia ou constipação, gases, sensação de urgência intestinal principalmente após as refeições.

 

Tratamento: medicamentos antiespasmódicos para controle da dor abdominal, laxativos para constipação, e medicamentos obstipantes, para controle da diarreia. Os antidepressivos também podem ser utilizados, pois apresentam ação no controle da dor abdominal e ajudam no hábito intestinal, além de tratar possíveis doenças psicológicas. “Nos últimos anos, dietas com baixo poder de fermentação têm sido estudadas como um tratamento eficaz. Além disso, também o acompanhamento em conjunto com nutricionista e/ou psicólogo e psiquiatra”, conta Dr. Matheus.

Veja Também  SKY Play divulga lista de conteúdos gratuitos para assinantes curtirem na faixa em agosto

 

4) Diverticulite

 

O que é: inflamação dos divertículos, que pequenas saculações ou “sacos” na parede do intestino grosso. É causada pela obstrução do divertículo por fezes ou restos de alimentos não digeridos e dieta pobre em fibras (legumes, verduras e frutas), que leva ao aumento da movimentação do intestino para eliminar o bolo fecal – histórico de prisão de ventre.

 

Sintomas: geralmente sem sintomas, mas em alguns casos, pode acontecer forte dor abdominal e diarreia. Segundo o Dr. Alexander de Sá Rolim, cirurgião do aparelho digestivo e proctologista especialista em doença inflamatória intestinal da Rede de Hospitais Camilo de São Paulo, a diverticulite pode ser leve ou grave com necessidade de internação e cirurgia. “Normalmente, a entrada no pronto-socorro é com queixa de dor abdominal, e muitas vezes, já necessita de internação”, explica.

 

Tratamento: inclusão de fibras e água na dieta, e em casos mais graves, internação para controle da infecção abdominal e até cirurgia.

Comentários

Latest Posts

Pousada Sorocotuba no Guarujá

Uma das MELHORES OPÇÕES DA REGIÃO! SOBRE Como surgiu a Pousada Sorocotuba – Enseada Guarujá…

TOP GUN: MAVERICK

https://youtu.be/9Jgua93Xhcw SINOPSE Na sequência de Top Gun: Ases Indomáveis, acompanhamos a história de Pete...

Fórmula 4 Brasil: Felipe Barrichello Bartz encerra primeira etapa com pódio e pontos nas três corridas no Velocitta

Após segundo e oitavo lugares no sábado, piloto da Cavaleiro Sports é o sétimo colocado na corrida 3 neste domingo e está...

Iza elogia sotaque paraense e dá selinho em fã durante visita ao camarim

Além do elogio, a cantora ainda deu um selinho na fã paraense. A cantora IZA teceu elogios ao sotaque...

MAIS VISTAS

Luisa Sonza tem nude postado em rede social e desabafa: VEJA FOTO!

A cantora Luisa Sonza, casada com o humorista Whindersson Nunes, foi alvo de um ataque em sua rede social, na manhã deste domingo (03). O invasor...

Vídeo mostra nude de João Guilherme que vazou no Instagram

Cantor estava tomando banho de banheira e acabou mostrando demais. João Guilherme, filho do cantor Leonardo e namorado de...

Aline Mineiro deixa escapar ‘nude’ nos stories enquanto faz xixi

Na manhã do último sábado (09), Aline Mineiro fez uns stories meio sonolenta e acabou mostrando demais enquanto ia ao banheiro.

BBB22: Vaza suposto nudes de Eliezer com a ‘barraca armada’

Eliezer, participante do “BBB22“, teve um suposto nude vazado na internet na noite desta quarta-feira (09). A imagem já roda nas redes...

VIA VALE GARDEN SHOPPING RECEBE O MAIOR CIRCO GRATUITO DA AMÉRICA LATINA

A expectativa é arrecadas mais de 8 toneladas de alimento para as Instituições da cidade O Happy Day Circus - maior circo...

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.

Comentários
%d blogueiros gostam disto: