quinta-feira, 3 dezembro, 2020

Felipe Neto debocha após entrar na lista de “detratores”...

Youtuber se posicionou sobre o relatório dos formadores de opinião que são contra a atual gestão Na noite...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com mais de 100 mil seguidores no Instagram, Dr. Felipe Villaça é um dos cirurgiões mais admirados pelo público nas redes sociais

Dr. Felipe Villaça é autoridade quando o assunto é remodelar o corpo. O cirurgião plástico considerado o queridinho das influenciadoras digitais, é...

David Moreno iniciou empresa de óculos de sol investindo apenas em anúncios no Facebook

David Moreno é cofundador, e Diretor de Comunicação e Criação, da ‘Hawkers Co.’, empresa de óculos de sol revolucionou o mercado...

Vice-presidente do Grupo Roma, Giovanni Maiorana tem cartela de empresário que é de dar inveja

O jovem Giovanni Maiorana é um dos empresários mais conhecidos do Pará. É vice-presidente do Grupo Roma, ele comanda um conglomerado de...

Ana Leticia revela que criou sua conta no Instagram com o intuito de se motivar a manter uma vida mais saudável

O isolamento social causado pela pandemia foi extremamente necessário para diminuição do contágio de Covid19, porém, devido ao distanciamento, podemos observar claramente...

Dia Mundial da Prematuridade: segundo especialista, 80% dos partos prematuros são espontâneos e causados pela ruptura da bolsa

mortalidade infantil é um dos melhores indicadores das condições vida e saúde de uma população, sendo a mortalidade neonatal permanece responsável por um grande número óbitos no primeiro ano de vida. Do total de mortes infantis, 5,3 milhões ocorrem nos primeiros cinco anos de vida, quase metade delas no primeiro mês. O é comemorado internacionalmente em 17 de novembro para promover o reconhecimento da prematuridade como importante problema de saúde pública. 

De acordo com a doutora Flávia do Vale, coordenadora de Obstetrícia do Hospital Icaraí, geralmente 80% dos partos prematuros são espontâneos e causados ou por ameaça de , o que acaba ocorrendo, ou pela . Cerca de 20% dos partos prematuros são causas iatrogênicas, ou seja, algumas doenças maternas ou fetais em que há necessidade dos bebês nascerem antes da hora, como hipertensão, insuficiência placentária e descolamento de placenta, que às vezes é necessário ser interrompida  antes da hora. 

 “ hoje, não se sabe o que exatamente causa o trabalho de . Existem alguns fatores de risco que podem contribuir para o caso, como gemelaridade, hipertensão arterial, bebês muito grandes, aumento de líquido, malformação uterina ou ainda casos em que algumas mulheres já fizeram  cirurgia que tira um pedaço do colo do útero.  A prevenção da prematuridade não é uma coisa fácil, depende da causa. As gestantes fazem a ultrassom morfológica, que é a ultrassom para avaliar a formação do bebê, e, nesse exame, é incluído um ultrassom transvaginal, em que é feita a medição do colo do útero, pois sabemos que mulheres que têm o colo do útero curto, ou menor do que 25 milímetros, são mulheres que têm maior chance de ter prematuridade”, explica.  

Os bebês prematuros: nascimento antes das 37 semanas 

Uma gestação normalmente dura 280 dias, que são aproximadamente 40 semanas. O nono mês da gestação compreende de 37 semanas a 42 semanas. Flávia esclarece que  os prematuros são todos aqueles bebês que resolvem nascer antes das 37 semanas: “O trabalho de parto prematuro, ele vem com os sintomas de trabalho de parto normal, só que é como ter antes da hora. Entre 34 e 37 semanas, nem todos os bebês vão para a UTI. Bebês abaixo de 34 semanas e com menos de 2kg, geralmente vão”, conta. 

Veja Também  Metrô de São Paulo recebe campanha de alerta sobre depressão
Veja Também  Tumores Palpebrais: entenda suas causas e tratamento

Flávia conta que pais de bebês prematuros enfrentam um grande desafio quando levam os filhos para casa: “Assim que o bebê nasce, ele vai para a UTI e os pais recebem ajuda frequente de enfermeiras e médicas, estão sempre sendo assistidos. Logo, a alta da UTI é sempre um novo desafio, porque eles vão pegar seus bebês e levá-los para casa para poder cuidar deles sozinhos, sem a presença dos que estavam no hospital. São bebês geralmente de baixo peso, mais magrinhos, menorzinhos”, expõe.  

Segundo a especialista, esses pais são sempre especiais, pois enfrentam uma luta maior do que todo mundo. Primeiro ao lidar com a chegada desse bebê, que resolve vir antes da hora. Posteriormente, o período de luta desses bebês dentro da UTI, assim como a ida dos bebês para suas residências. “É sempre importante lembrar que existem inúmeras histórias de sucesso. Os bebês acima de 1kg sobrevivem praticamente 100% sem nenhuma sequela. É muito importante mantermos sempre a esperança, porque essa luta, no final, sempre vale a pena”, revela.  

Lendas e mitos acerca da prematuridade 

De acordo com Flávia, existem alguns mitos ao redor dos prematuros. Um deles é que os bebês que nascem de oito meses têm uma chance melhor do que os bebês que nascem de sete meses.” Cada peso que o bebê ganha, em cada semana gestacional, tem um prognóstico muito melhor, então isso é uma lenda. Bebês de 1,5kg têm mais chances que bebês de 1kg sempre. Bebês de 32 semanas têm mais chance do que os bebês de 30 semanas. Então quanto mais pesado e quanto mais idade gestacional do bebê prematuro, maior a chance dele”, salienta.  

Outra lenda, segundo a pediatra, é acerca dos bebês bem pequenos, os que ficam na incubadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “No primeiro momento, os papais morrem de medo de encostar, tocar, com receio, muitas vezes, de pegar os bebês no colo. E esse toque é outra coisa que é superimportante. Algumas maternidades fazem até a mamãe canguru, quando é colocado os bebês pele a pele com as mamães para poder passar carinho, amor e sentir o coração da mamãe. Então passar carinho e amor, tocando  nos bebês, é uma coisa muito importante que deve ser feita”, afirma.    

Veja Também  Profissionais de saúde precisam estar atentos para também se proteger contra o coronavírus

 As trigêmeas prematuras

 Para Giselle Macedo, de 40 anos, mãe das trigêmeas Giovanna, Ester e Valentina,  ser mãe de filhos prematuros não é fácil, sendo um misto de sentimento e muito aprendizado. 

 “A minha gestação, desde o início, já foi uma grande surpresa, porque, quando eu descobri que seriam trigêmeas, foi mais tenso, justamente por conta dos riscos da prematuridade, uma grande preocupação para todo mundo. Eu mantive todas as recomendações necessárias, o repouso conforme a orientação do obstetra, justamente para manter a gestação o mais tempo possível, sendo que infelizmente, quando eu estava com 29 semanas, eu apresentei um sangramento e, por orientação do meu obstetra, decidimos  ir pra emergência do hospital Icaraí ter os bebês”, afirma, ressaltando que, ao chegar no Hospital Icaraí, foi diagnosticado que uma das bebês não estava recebendo os nutrientes necessários para o desenvolvimento.”

 “Eu fazia acompanhamento todos os dias, mas infelizmente, em um dia pela manhã, quando eu desci para realizar o exame, a médica diagnosticou que ela estava ainda perdendo peso e que teria que fazer o parto ali, naquele dia. Eu fiquei desesperada, muito desesperada, mas, graças a Deus e a toda equipe, o parto foi realizado com êxito. As minhas bebês foram encaminhadas para a UTI, mas não foram intubadas e ficaram somente para ganhar peso”, esclarece. As trigêmeas foram  recebendo alta gradativamente. A primeira a receber alta foi Ester, que ficou 39 dias. A segunda foi Giovanna, que ficou 44 dias. Por último, com 59 dias na UT, Valentina foi liberada, nascendo com 780g e chegando a 680g.  

Veja Também  FIDI faz alerta para a prevenção e sintomas das Hepatites

A história da pequena Joana 

“Após nove anos de casados, decidimos que já era hora de engravidar. Fiz todo o acompanhamento de pré-natal e tudo aparentemente estava bem. A princípio, só aparecia que a nossa bebê estava um pouco pequena, mas não me assustou devido a eu ser pequena também.  Mais ou menos com 30 semanas, eu estava na igreja à noite e senti um desconforto no estômago, mas acabei ignorando. Durante a madrugada, continuei me sentindo mal e fui verificar a pressão, que estava dando 17×10. Logo me assustei um pouco e entrei em contato com meu esposo, que estava trabalhando, e meus pais. Em contato com meu obstetra, decidimos, então, ir pra emergência do Hospital Icaraí”, relata Susana Vidal, de 29 anos, mãe da Joana.

Veja Também  FIDI faz alerta para a prevenção e sintomas das Hepatites

  Ao chegar no Hospital Icaraí, ela passou por – nos quais foi constatado que ela estava apresentando pré-eclâmpsia e a bebê  apresentava sofrimento fetal. “No momento em que a médica falou que a minha bebê estava sofrendo, eu não pensei duas vezes, eu pensei que aquele era o momento dela vir ao mundo. E então após os , medicações, na mesma noite, a cirurgia foi marcada e Joana nasceu. Foi um parto tranquilo, graças a Deus. Joana nasceu com 35cm e um pouco menos que 900 gramas, mas sem complicações respiratórias. Ela foi direto para o CTI e eu fiquei internada mais ou menos uma semana, para controle de pressão”, relata. 

 No período de internação, Joana ficou mais ou menos 3 meses no CTI, acompanhada sempre de perto pela mãe. “A equipe foi muito acolhedora, amorosa e humana. A palavra que resume é humana, uma equipe muito humana, de profissionais capacitados, tanto a enfermagem quanto, as equipes médicas, a equipe de fisioterapia e, parte da limpeza, todos com o sentimento diferenciado, sempre me dando atenção, orientação e me incentivando a pegar a minha filha, fazer um canguru”, diz. 

Latest Posts

Com mais de 100 mil seguidores no Instagram, Dr. Felipe Villaça é um dos cirurgiões mais admirados pelo público nas redes sociais

Dr. Felipe Villaça é autoridade quando o assunto é remodelar o corpo. O cirurgião plástico considerado o queridinho das influenciadoras digitais, é...

David Moreno iniciou empresa de óculos de sol investindo apenas em anúncios no Facebook

David Moreno é cofundador, e Diretor de Comunicação e Criação, da ‘Hawkers Co.’, empresa de óculos de sol que revolucionou o mercado...

Vice-presidente do Grupo Roma, Giovanni Maiorana tem cartela de empresário que é de dar inveja

O jovem Giovanni Maiorana é um dos empresários mais conhecidos do Pará. É vice-presidente do Grupo Roma, ele comanda um conglomerado de...

Ana Leticia revela que criou sua conta no Instagram com o intuito de se motivar a manter uma vida mais saudável

O isolamento social causado pela pandemia foi extremamente necessário para diminuição do contágio de Covid19, porém, devido ao distanciamento, podemos observar claramente...

MAIS VISTAS

Instagram bloqueia nudes proibidão de Geisy Arruda e influencer se revolta no twitter, veja as fotos censuradas

Nesta sexta-feira, 10, Geisy Arruda desabafou em seu twitter novamente sobre a censura do instagram com as suas fotos. Desta vez, a influenciadora ficou revoltada...

Atriz das pegadinhas, Iara Ferreira mostra prévia de ensaio para a revista Sexy: “sou exibicionista”

Cheia de atitude, ela fez revelações íntimas nos bastidores das fotos Campeã do reality show ‘Casa das Pimentinhas’...

Ligia Martins esquenta a Black Week no Bella da Semana

Acesse www.belladasemana.com.br A Black Week do Bella da Semana ficou ainda mais quente! Nesta quarta-feira, 25 de novembro,...

Ator Eduardo Galvão é entubado em UTI para Covid-19

O ator da TV Globo, Eduardo Galvão, de 58 anos, que está com Covid-19 e internado na UTI de um hospital particular...

Musa fitness, Amanda França posa no clima do verão com body cavado: “no ponto”

A loira também é atriz das pegadinhas do João Kléber Show, na RedeTV! A musa fitness e atriz...

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.