Conheça os testes considerados futuristas que detectam predisposição a doenças; milhares de brasileiros já o realizaram de forma fácil e acessível.
A medicina evolui cada dia mais e novas descobertas ficam disponíveis para a sociedade. Muitas vezes essas novidades aparecem primeiro em filmes e séries, ou quando algum famoso descobre e revela nos portais de notícias, fofocas e redes sociais.
Um exemplo de novidade, que foi vista pelo público primeiro com os famosos, é a medicina preventiva e a detecção da predisposição genética de doenças. Em 2013, Angelina Jolie revelou ter feito um teste de mapeamento genético e, com ele, descobriu uma mutação no gene BRCA1, que indica predisposição ao câncer, por isso, retirou a mama.
De alguns anos para cá, o tema vem ocupando espaço no entretenimento e gerando discussões em séries e filmes. Compilamos alguns exemplos para você descobrir mais sobre a medicina preventiva.
Na série queridinha da Netflix, The Bold Type, a personagem Jane, interpretada por Katie Stevens, descobre uma mutação no gene BRCA1, que aumenta as chances de desenvolver os cânceres de mama e ovário. Com medo da doença, ela opta por realizar a mastectomia dupla, uma cirurgia de remoção completa das mamas.
O mesmo acontece em Disque Amiga para Matar, a personagem de Christina Applegate, Jen, realiza uma cirurgia preventiva após descobrir que carrega mutação no gene BRCA1, que a deixa com mais risco de desenvolver câncer de mama. A atriz também teve que realizar cirurgias preventivas para retirar as mamas, os ovários e diminuir o risco de desenvolver o câncer na vida real e a personagem foi inspirada na sua própria história.
Também inspirado na vida real, temos Unidas pela Vida (Decoding Annie Parker). No filme, Annie Parker (Samantha Morton) é diagnosticada com câncer de mama, mesma doença que provocou a morte de sua mãe e sua irmã. Ela se une a uma pesquisadora (Helen Hunt) que está tentando provar uma ligação entre o câncer e a genética. Com isso, elas descobrem o gene BRCA1, que é considerada uma das descobertas científicas mais importantes do século XX.
Hoje já sabemos o quanto a genética pode impactar no desenvolvimento do câncer. Descobrir a predisposição genética é uma das formas de prevenir a doença e ter mais chances de cura. E, para descobrir essa predisposição, já estão disponíveis para compra na internet os testes genéticos que proporcionam acesso aos seus dados biológicos.
Assim como suas personagens e atrizes favoritas, qualquer pessoa pode fazer um teste genético que analisa o DNA e detecta alterações que aumentam a predisposição a certas doenças. O meuDNA Saúde é um teste genético que pode ser comprado na internet e utiliza apenas uma amostra de saliva para identificar os genes. O teste do meuDNA utiliza a tecnologia Exoma, que faz um sequenciamento completo dos genes: entre os genes que aumentam o risco de câncer de mama, o meuDNA Saúde analisa todas as 15 mil letras dos genes BRCA1 e BRCA2 para identificar se há alterações genéticas. Também são analisados os genes associados ao aumento de predisposição ao câncer colorretal, de pele, de estômago, e condições como alto nível de colesterol e triglicerídeos, entre outros.
Se comprovada a mutação do gene ou predisposição a alguma doença, é possível tomar medidas como, por exemplo, a quimioprevenção, ou a exemplo das atrizes, a remoção das mamas ou a retirada dos ovários de forma a evitar que a doença se desenvolva. Mas é claro que, a partir do resultado do teste, só um médico poderá ajudar para que, juntos, decidam as melhores formas de agir precocemente na prevenção.
Sobre o meuDNA Saúde
Teste pioneiro no mercado brasileiro, lançado pelo meuDNA, o meuDNA Saúde é uma forma revolucionária de lidar com a doença antes mesmo dela aparecer, gerando uma melhoria para a saúde, e que poderá identificar a predisposição aos cânceres de mama (feminino e masculino), ovário, próstata, colorretal, de pele melanoma e endométrio, além de doenças como triglicerídeos altos, colesterol alto e doença de Wilson.