segunda-feira, maio 27, 2024

Últimas Notícias

Conheça 3 tipos de arroz e suas principais diferenças nutricionais

A Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, destaca os benefícios do arroz integral, vermelho e preto, e dá dicas de preparos com estes grãos

O arroz branco é um dos alimentos de maior presença na culinária brasileira, servindo de base alimentar para grande parte da população. E apesar de sua versatilidade e praticidade de preparo, harmonizando perfeitamente com diferentes ingredientes e combinações, ele não está sozinho: pensando em uma dieta equilibrada, nutritiva e diversificada, existem outras variedades do grão que podem e devem igualmente estar presentes nos pratos do dia a dia, como é o caso do arroz integral, do arroz vermelho e do arroz preto.

Aos que ainda não conhecem as propriedades nutricionais e os benefícios de consumo desses alimentos, a Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, reuniu uma série de informações relevantes sobre esses grãos, assim como dicas de preparos criativos com os diferentes arrozes. Confira:

Benefícios do arroz integral

O arroz integral é conhecido por ser a versão não refinada do arroz branco, mantendo em sua composição o farelo e o gérmen. Isso faz com que o arroz integral mantenha suas fibras e seus nutrientes preservados. Por conta disso, ele promove maior saciedade e também possui um índice glicêmico menor que o do arroz branco. É rico em vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio, cobre e magnésio, além de antioxidantes.

Todas essas propriedades fazem com que o consumo do arroz integral influencie diretamente para a melhoria da saúde intestinal, favorecendo a perda de peso, diminuindo o colesterol e reduzindo o açúcar no sangue.

Benefícios do arroz vermelho

De sabor amendoado, o arroz vermelho possui essa coloração devido à presença de antocianinas, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo. Com propriedades que contribuem para o controle do colesterol e prevenção da diabetes, é rico em fibras e minerais como ferro e vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite.

O arroz vermelho pode ser servido com feijão ou como acompanhamento para pratos que levam peixes, carnes e aves. Pode também ser adicionado em saladas, pois combina com sabores frutados, frescos e defumados.

Benefícios do arroz preto

O arroz preto ou arroz negro, é um grão milenar, originário da China e há tempos consumido por lá, mas bastante utilizado na culinária mediterrânea também. Ele possui grãos curtos e arredondados, textura macia e sabor um pouco acastanhado. É considerado um superalimento, pois apresenta mais fibras e proteínas quando comparado ao arroz branco. Além disso, é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, e minerais como cálcio, magnésio, zinco e ferro, propriedades que ajudam a reduzir o colesterol, controlar a glicemia, prevenir doenças degenerativas e o tornam um excelente aliado aos que seguem uma dieta vegana ou vegetariana.

O arroz preto é perfeito para acompanhar, principalmente, peixes e frutos do mar, mas harmoniza também com temperos fortes, como o curry, e mix de cogumelos como shitake e shimeji.

Receitas criativas com arroz integral, vermelho e preto

Paella vegetariana

Ingredientes

– 200 g de Tio João Cozinha Fácil Arroz Integral + Vegetais cozido 

– 100 ml de Azeite Nova Oliva 

– 1 alho médio picado 

– 1 cebola média picada 

– 100 g de alcachofra em conserva 

– 100 g de pimentão vermelho picado 

– 100 g de ervilha-torta fresca 

– 1 cenoura ralada 

– 1 talo de salsão picado 

– 50 g de pimenta biquinho 

– 100 ml de vinho branco 

– Sal a gosto 

– Salsinha e cebolinha a gosto 

Modo de preparo

Cozinhe o Tio João Cozinha Fácil Arroz Integral + Vegetais conforme as instruções da embalagem e reserve. Em uma panela, com um fio de Azeite Nova Oliva, refogue primeiro o alho até dourar levemente, adicione a cebola e deixe refogar. Acrescente o restante dos vegetais e o vinho, tempere com sal a gosto e refogue até ficarem levemente macios. Adicione o arroz e misture bem. Transfira para uma travessa e finalize com salsinha e cebolinha. Sirva em seguida. 

Arroz Ratatouille

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de Arroz Tio João Integral Orgânico 

– 100 ml de Azeite Nova Oliva 

– 1 cebola picada

– 1 abobrinha picada em cubos 

– 1 berinjela picada em cubos 

– 2 tomates picados em cubos 

– Sal e pimenta-do-reino a gosto 

– 100 ml de vinho branco 

– 50 g de manteiga 

– 20 g de alho torrado 

– 10 g alecrim desfolhado 

– 5 g de orégano (uma pitada) 

Modo de preparo

Cozinhe o Arroz Tio João Integral Orgânico conforme as instruções da embalagem e reserve. Em uma frigideira, coloque o Azeite Nova Oliva e refogue a cebola. Junte a abobrinha e a berinjela, por último o tomate, tempere com sal e pimenta–do–reino a gosto e refogue até ficarem levemente macios. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir. Em seguida, adicione a manteiga. Reserve. Em uma travessa, coloque o arroz, misture o alho torrado e, por cima, coloque a mistura dos legumes. Salpique o orégano e o alecrim desfolhado. Leve ao forno preaquecido a 180° C por 5 minutos. Sirva em seguida. 

Salada de arroz integral + arroz vermelho e tomate

Ingredientes

– 2 litros de água
– 2 saquinhos de Tio João Cozinha Fácil Arroz integral + Arroz Vermelho e Tomate
– 1 maço de miniagrião
– 2 mangas cortadas em cubos
– 1 cenoura média ralada grossa

Molho:
– 3 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva (45 ml)
– 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (30 ml)
– Sumo de 1 laranja
– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água e quando ferver, adicione os dois saquinhos de arroz e deixe cozinhar por 30 minutos. Com um garfo, retire os saquinhos e deixe escorrer. Em uma saladeira, coloque o arroz e deixe esfriar. Quando o arroz estiver bem frio, adicione o agrião, a manga e a cenoura.

Para fazer o molho, misture bem todos os ingredientes e tempere a salada. Sirva em seguida.

Dica: para incrementar a receita, você pode acrescentar mais um tipo de folha verde como alface americana rasgada ou rúcula.

Arroz tropical com inhame, camarão e coco

Ingredientes

Arroz: 

– 300 g de inhame 

– 1 cebola picada 

– 4 dentes de alho picados 

– 1 pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes 

– 1 colher (sopa) de azeite de dendê 

– 1 xícara (chá) de Tio João Variedades Mundiais – Arroz Vermelho 

– 1 xícara (chá) de abacaxi cortado em cubos (150 g) 

– 1 colher (chá) de sal 

– 400 ml de leite de coco 

– 1 xícara (chá) de água 

Camarão: 

– 300 g de camarão médio sem casca 

– Sal a gosto 

– Azeite de dendê a gosto 

Finalização: 

– ½ maço de coentro picado 

Modo de preparo

Para fazer o arroz, descasque o inhame, corte em pedaços pequenos e reserve. Em uma panela, refogue a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça no azeite de dendê. Adicione o Tio João Variedades Mundiais – Arroz Vermelho, o abacaxi e em seguida o inhame reservado; inclua o sal e continue refogando por mais alguns instantes. Acrescente o leite de coco e a água. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que o arroz e o inhame estejam completamente cozidos.  

Para fazer o camarão, em um recipiente, coloque os camarões, tempere com sal e azeite de dendê. Depois, grelhe rapidamente em uma frigideira bem quente até que fiquem cozidos, mas sem passar do ponto.  

Para finalizar, adicione os camarões ao arroz e finalize com o coentro.  

Dica: sirva, ainda quente, em uma metade de coco seco. 

Arroz preto com polvo

Ingredientes

– 300 g de Tio João Variedades Mundiais – Cozinha Chinesa – Arroz Preto

– 200 g de polvo 

– 1 limão cortado em 4 partes

– Sal e pimenta-do-reino a gosto 

– 1 cebola média cortada em rodelas 

– 2 folhas de louro 

– 200 ml de água 

– 100 ml de Azeite Nova Oliva 

– 2 tomates sem pele e sem semente 

– 100 g broto de feijão 

Modo de preparo

Cozinhe o Tio João Variedades Mundiais – Cozinha Chinesa conforme as instruções da embalagem e reserve. 

Tempere o polvo com limão e uma pitada de sal. Em uma panela de pressão, coloque o polvo, a cebola, o louro e a água e leve ao fogo. Após pegar pressão, cozinhe por 10 minutos. Retire a panela do fogo e espere sair a pressão. Corte o polvo em pedaços e reserve. 

Em uma frigideira, aqueça o Azeite Nova Oliva, acrescente o alho e deixe dourar. Adicione o tomate, o sal e a pimenta–do–reino e refogue. Em seguida, junte o polvo e refogue por mais 3 minutos. Coloque o arroz cozido numa travessa e, por cima, o polvo. Finalize broto de feijão fresco e sirva em seguida. 

Arroz preto com carne de porco e legumes

Ingredientes

Arroz:
– 1 xícara (chá) de Tio João Variedades Mundiais – Cozinha Chinesa – Arroz Preto
– 2 colheres (chá) de sal

Porco:
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 400 g de lombo suíno em tiras
– 1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas
– 1 talo de salsão fatiado
– 100 g de vagem cortadas em 4 partes
– ½ pimentão vermelho cortado em tiras
– ½ pimentão amarelo cortado em tiras
– 1 colher (sopa) de gengibre ralado
– 5 colheres (sopa) de caldo de legumes
– 2 colheres (sopa) de saquê
– 1 colher (chá) de molho de soja
– 2 colheres (chá) de amido de milho
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Coloque o arroz preto em uma panela, junte 2 xícaras (chá) de água (400ml) e o sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto até abrir fervura. Então, abaixe o fogo e cozinhe até que o arroz fique macio. Se necessário, acrescente mais ¼ de xícara (chá) de água para completar o cozimento. Apague o fogo e deixe abafado por 5 minutos.
Enquanto isso, prepare o porco: em uma panela de fundo largo, aqueça o óleo em fogo alto, frite as tiras de lombo até dourarem e retire-as da frigideira.
Acrescente a cebola e o salsão, refogue até que a cebola fique transparente e, então, adicione a vagem, os pimentões, e o gengibre, refogando até que comecem a ficar macios.
À parte, misture o caldo, o saquê e molho de soja e dissolva o amido nessa mistura. Despeje na panela com os legumes, mexa bem e tampe, deixe ferver rapidamente. Volte as tiras de lombo para que aqueçam, tempere com sal e pimenta e, se desejar, salpique cebolinha picada. Sirva com a carne de porco sobre o arroz.

Mais informações

Para conferir receitas como estas e muitas outras, acesse o site das marcas Tio João e Meu Biju. Mais informações e para adquirir os produtos da Josapar, acesse o e-commerce Armazém Tio João

Sobre a Josapar

Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas