quinta-feira, 18 agosto, 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como melhorar a comunicação? Veja dicas!

Ter o dom da comunicação é fundamental, pois é uma habilidade que permite que você se destaque tanto profissional quanto pessoalmente. Na verdade, o sucesso ou fracasso de nossas relações sociais depende dessa capacidade. Mas como melhorar a comunicação?

De fato, a capacidade de se comunicar é cada vez mais valorizada no mundo dos negócios e fundamental se alguém quiser se tornar um grande líder. Não importa em qual área ou disciplina você se dedique, em todas elas é essencial saber como se comunicar.

Por esse motivo, saber como melhorar as habilidades de comunicação é decisivo.

A psicologia pode ajudar você nesse quesito, caso seus problemas de comunicação sejam devidos a problemas psicológicos ou traumas de infância. Mas também há algumas dicas que você pode aplicar para melhorar suas habilidades nesse campo.

Assim, ao longo desse artigo, você saberá mais sobre como melhorar a comunicação.

Como melhorar a comunicação?

Existem algumas chaves para melhorar as habilidades e evitar que os problemas atrapalhem os objetivos profissionais. As dicas a seguir ajudarão a melhorar as competências nesta área:

Seja empático

Empatia é ver as coisas do ponto de vista dos outros.

Quando uma mensagem for recebida de outra pessoa, tente não julgar ou filtrar a mensagem por ideias ou crenças preconcebidas. Em suma, “coloque-se no lugar do outro”

Tenha atitude

Faça com que a outra pessoa se sinta bem-vinda, amada, valorizada e apreciada em seus comentários. Forneça palavras e ações que a motivem a se comunicar conosco. Se os outros perceberem que são valorizados, é muito mais provável que façam o seu melhor.

Garantir que todos os envolvidos em uma interação ou comunicação sejam incluídos é conseguido através de uma linguagem corporal eficaz e do uso de perguntas abertas.

Veja Também  Tudo o que você precisa saber antes de contratar um plano de saúde

Aprenda a ouvir

Aprender a ouvir não apenas as palavras que são ditas, mas também a maneira como elas são ditas e as mensagens não verbais que são emitidas. Use as técnicas de esclarecimento e confirmação para ter certeza do que a outra pessoa disse, evitando assim qualquer confusão.

Tente não pensar no que será dito a seguir, limpar nossas mentes e se concentrar na mensagem que está sendo recebida. Nossos amigos, colegas e conhecidos poderão apreciar nossas boas habilidades de escuta.

Aplique a Inteligência Emocional

Esteja ciente do que está acontecendo na vida da outra pessoa. Tente perceber como ela se sente.

Mantenha contato visual.

Não tenha medo de pedir sua opinião, pois isso ajudará a fazer com que a outra pessoa se sinta valorizada.

Considere o efeito emocional do que você está dizendo. Comunique-se dentro das regras de comportamento aceitáveis para a outra pessoa. Pense antes de falar.

Use um profissional

Se você tem algum tipo de trauma que impede você de exercer uma boa comunicação, o atendimento psicoterapêutico pode ajudar você a superar esse problema.

De fato, muitas pessoas têm dificuldades em falar em público ou com um grande número de pessoas por medo de não serem ouvidas ou ridicularizadas. 

Nesses casos, a melhor coisa a fazer é conversar com um profissional. É ele quem poderá tratar o seu problema como um todo e fazer você superar essa condição.

Defina um bom tom e um bom ritmo

Você deve usar o volume e o tom certos para promover uma comunicação eficaz. Fale alto o suficiente quando se dirige a um grupo de pessoas para apresentar sua mensagem com qualidade, mas diminua o volume durante uma conversa particular. 

Veja Também  Fique em forma sem sair de casa com as dicas do Ken Humano Fitness

Seu tom de voz também deve refletir emoção; nunca fale com uma voz monótona.

Comunicadores eficazes sabem como acompanhar um discurso, eles geralmente falam claramente ao dizer cada palavra. Conseguir isso, é claro, pode exigir uma pausa para organizar seus pensamentos; e isso é que cerca de dois ou três segundos de silêncio não é uma coisa ruim quando você quer controlar o que diz.

Use palavras e frases simples

Se você puder usar palavras simples e fáceis de entender, use-as. Porque se você usar muitos jargões ou linguagens complexas, poderá gerar confusão para quem está recebendo sua mensagem. Se você não tiver certeza se o ouvinte entendeu o que você disse, confirme novamente.

Conclusão

A implementação de cada uma dessas dicas para melhorar suas habilidades de comunicação pode determinar o sucesso e o fracasso de suas conversas, debates, discursos e suas interações sociais. 

De fato, quando você transmite uma mensagem de forma clara, segura e com respeito, minimiza mal-entendidos interculturais e maximiza o desempenho. 

Confira: Por que sonhamos, segundo a psicologia? Saiba mais

Comentários

Latest Posts

MAIS VISTAS

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.

%d blogueiros gostam disto: