segunda-feira, 16 maio, 2022

Sandra de Sá é a próxima atração da ‘Série...

O espetáculo vai trazer os principais sucessos da cantora que é dona de uma das vozes mais marcantes da MPB; Ingressos a...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pousada Sorocotuba no Guarujá

Uma das MELHORES OPÇÕES DA REGIÃO! SOBRE Como surgiu a Pousada Sorocotuba – Enseada Guarujá…

TOP GUN: MAVERICK

https://youtu.be/9Jgua93Xhcw SINOPSE Na sequência de Top Gun: Ases Indomáveis, acompanhamos a história de Pete...

Fórmula 4 Brasil: Felipe Barrichello Bartz encerra primeira etapa com pódio e pontos nas três corridas no Velocitta

Após segundo e oitavo lugares no sábado, piloto da Cavaleiro Sports é o sétimo colocado na corrida 3 neste domingo e está...

Iza elogia sotaque paraense e dá selinho em fã durante visita ao camarim

Além do elogio, a cantora ainda deu um selinho na fã paraense. A cantora IZA teceu elogios ao sotaque...

Como a guerra na Ucrânia pode acabar? Especialistas analisam o conflito

Especialistas ouvidos pelo g1 são unânimes: não há resposta exata, e todos os cenários envolvem incertezas. Ainda assim, há um consenso: tudo passa pelas negociações entre Ucrânia e Rússia.

Há oito dias, em 24 de fevereiro de 2022, o mundo assistia aos primeiros movimentos da invasão da Ucrânia pela Rússia. Durante a semana, ataque de mísseis, tanques cercando cidades, explosões, destruição de espaços públicos e privados se sucederam. Seja quem vive o confronto de perto ou quem acompanha pelo noticiário, boa parte do planeta pode estar se perguntando: quando a guerra vai acabar?

Especialistas ouvidos pelo g1 e pela GloboNews são unânimes: não há resposta exata, e todos os cenários envolvem incertezas. Ainda assim, há um certo consenso: tudo passa pelas negociações entre Ucrânia e Rússia. Uma primeira reunião entre as duas partes já aconteceu, mas nenhum acordo foi feito. Um segundo encontro deve ser realizado nos próximos dias.

Entenda, abaixo, o que dizem especialistas sobre cenários que poderiam levar a um eventual fim do conflito:

Antonio Ramalho, professor de Relações Internacionais da UnB:

“Vai depender das negociações que estão em curso entre as partes, mas é muito claro que não existe uma saída diplomática fácil.”

Na avaliação do professor Ramalho, Vladimir Putin, presidente da Rússia, talvez tivesse imaginado que o confronto seria mais rápido e fácil para o seu lado — mas acabou esbarando na resistência da Ucrânia e no apoio de grandes forças do Ocidente.

Veja Também  Após vice em 2014, Argentina quer acabar com jejum de 25 anos sem títulos

“É um período muito turvo, de muita névoa. Não só a névoa própria da guerra, mas do ponto de vista da política internacional. E há muitas surpresas: o discurso do chanceler alemão [Olaf Scholz] ao parlamento foi impressionante. Isso é uma mudança de posição da Alemanha no que diz respeito a sua política de defesa desde a 2ª Guerra. E é uma mudança profunda, que cala fundo na alma alemã. A gente não está falando de fanfarrões, de bufões, a gente está falando de lideranças muito comedidas, muito sólidas, muito firmes. É um nível de união observada entre as potências europeias até para os europeus.”

Veja Também  Papa Francisco defende união civil para casais homoafetivos

Em entrevista à Globonews, Baghdadi disse que é preciso levar em consideração o tempo, que quanto mais se prolonga, mais a Ucrânia e prejudica os russos.

“O Putin estava contando o tempo todo com uma guerra muito rápida, então se ele conseguir tomar rapidamente tomar Kiev, ele vai ter uma enorme vantagem nas negociações pós-guerra. Mas uma guerra que se alongue, uma guerra que se estenda vai acabar isolando e expondo o Putin, e aí a situação pode ficar muito difícil para a Rússia”.

Carlos Gustavo Poggio, doutor em relações internacionais:

“Estamos entrando em um período difícil porque a gente sabe as guerras começam, mas não como terminam. É bem especulativo.”

Assim Ramalho, Poggio destaca a resistência ucraniana como elemento surpresa para Putin, o que coloca em perspectiva o fato de a guerra durar mais tempo do que os russos previam:

“Eu não descartaria a possibilidade de uma guerra longa, uma tentativa de ocupação russa e uma resistência dos ucranianos. Aí pode ser que a guerra não termine nem daqui a um dia ou daqui a um ano e talvez só daqui a dez anos. Do meu ponto de vista, essa é a pior possibilidade para o Putin.”

O especialista não descarta a possibilidade do presidente russo tomar Kiev, a capital da Ucrânia, e “colocar algum tipo de fantoche dele” no poder.

Para ele, a de Putin desistir é muito baixa. A hipótese, ainda que remota, seria de o presidente russo perceber que a guerra está se estendendo muito e isso ser muito custoso. E, então, arrumaria alguma desculpa qualquer para recuar.

Mas, afinal, existe alguma saída diplomática para a invasão? Segundo Poggio, ainda não está claro. “Negociação diplomática no meio da guerra tem a ver com está no campo de batalha, aquele que está indo melhor está indo melhor tem mais possibilidade de fazer valer a sua vontade”.

“Há um cenário de que alguém ofereça mediação. Não sei se vão aceitar, exemplo, os chineses fazerem algum tipo de mediação ainda mais agora que eles se aproximaram do Putin”.

Comentários

Latest Posts

Pousada Sorocotuba no Guarujá

Uma das MELHORES OPÇÕES DA REGIÃO! SOBRE Como surgiu a Pousada Sorocotuba – Enseada Guarujá…

Fórmula 4 Brasil: Felipe Barrichello Bartz encerra primeira etapa com pódio e pontos nas três corridas no Velocitta

Após segundo e oitavo lugares no sábado, piloto da Cavaleiro Sports é o sétimo colocado na corrida 3 neste domingo e está...

Iza elogia sotaque paraense e dá selinho em fã durante visita ao camarim

Além do elogio, a cantora ainda deu um selinho na fã paraense. A cantora IZA teceu elogios ao sotaque...

MAIS VISTAS

Luisa Sonza tem nude postado em rede social e desabafa: VEJA FOTO!

A cantora Luisa Sonza, casada com o humorista Whindersson Nunes, foi alvo de um ataque em sua rede social, na manhã deste domingo (03). O invasor...

Vídeo mostra nude de João Guilherme que vazou no Instagram

Cantor estava tomando banho de banheira e acabou mostrando demais. João Guilherme, filho do cantor Leonardo e namorado de...

Aline Mineiro deixa escapar ‘nude’ nos stories enquanto faz xixi

Na manhã do último sábado (09), Aline Mineiro fez uns stories meio sonolenta e acabou mostrando demais enquanto ia ao banheiro.

BBB22: Vaza suposto nudes de Eliezer com a ‘barraca armada’

Eliezer, participante do “BBB22“, teve um suposto nude vazado na internet na noite desta quarta-feira (09). A imagem já roda nas redes...

VIA VALE GARDEN SHOPPING RECEBE O MAIOR CIRCO GRATUITO DA AMÉRICA LATINA

A expectativa é arrecadas mais de 8 toneladas de alimento para as Instituições da cidade O Happy Day Circus - maior circo...

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.

Comentários
%d blogueiros gostam disto: