Residência projetada por João Ayres no interior de São Paulo explora materiais naturais, integração e soluções de iluminação com identidade autoral
Localizada no condomínio Villa Sapezal, em Indaiatuba (SP), a Casa Origens é uma residência de dois pavimentos com 342 m² de área construída em um terreno de 360 m². O projeto de interiores, assinado por João Ayres, foi desenvolvido para um casal jovem com um filho que buscava um lar único, com identidade, que refletisse valores e estilo de vida, além de desacelerar a rotina do dia a dia.
Desde o início, a proposta se distanciou do óbvio para criar uma linguagem de interiores completa, personalizada para cada ambiente. Layout, marcenaria, iluminação e decoração foram pensados de maneira integrada, privilegiando o conforto, a funcionalidade e a conexão emocional com os espaços. A integração dos ambientes sociais, o uso expressivo de materiais naturais e a iluminação cenográfica despontam como pontos altos do projeto.
Na área social, onde os encontros se tornam memórias, cada detalhe foi desenhado para reforçar sofisticação e atemporalidade. A varanda gourmet se apresenta como extensão natural do living, com marcenaria em freijó e atmosfera de refúgio contemporâneo.
A cozinha combina praticidade e sofisticação, com ilha central, eletrodomésticos embutidos e cristaleira com fundo em pedra natural. O estar traz a força do concreto aparente e dos tons terrosos, em diálogo com peças icônicas do design brasileiro. Já o jantar é marcado pela textura cimentícia e pelo pendente artesanal em palha. O lavabo, por sua vez, proporciona uma experiência sensorial com bancada em ônix iluminado e teto em tela tensionada, criando efeito escultórico.







Para o arquiteto João Ayres, o teto da residência ganhou papel fundamental na narrativa projetual. “Cada escolha foi pensada para traduzir sofisticação, atemporalidade e conforto. Na área social da residência, onde a vida acontece e os encontros se tornam memória, o teto não poderia ser apenas um acabamento; ele precisava ser protagonista silencioso”, afirma.
Nesse contexto, a Teto Vinílico foi decisiva para alcançar o desenho arquitetônico preciso e refinado que o projeto pedia. “O diálogo entre tecnologia e poesia do morar se materializa aqui. O revestimento atua como moldura invisível que valoriza a luz natural durante o dia e realça o projeto luminotécnico à noite, garantindo um espaço de ambiência sofisticada e conforto. Mais que acabamento, é a superfície que sustenta a atmosfera da casa, reafirmando o propósito de transformar matéria em experiência”, completa o arquiteto.
A Casa Origens se estabelece, assim, como um projeto que alia contemporaneidade e afetividade, traduzindo valores e estilo de vida em arquitetura e design de interiores que elevam o morar a uma experiência poética.
Sobre a Talt
Fundada em 1991 pelo empresário Leopoldo Beserra, a Araforros consolidou-se como referência nacional na fabricação de produtos com base vinílica, como forros, portas sanfonadas e telhas. Em 2025, evoluiu para Talt, abraçando um novo posicionamento no mercado de arquitetura e design. Com sede industrial em Arapiraca, Alagoas, a empresa conta com mais de 300 colaboradores e um parque fabril de 15 mil m², dedicado à inovação e ao design em materiais de acabamento para construção civil, arquitetura e decoração.
Atuando em todo o mercado brasileiro, a Talt atende a mais de 3.000 clientes ativos, estando presente em mais de 1.000 cidades. Em plena expansão internacional, a marca também está presente em oito países da América Latina, além de Europa e Estados Unidos, levando sua expertise e qualidade para os principais polos de arquitetura e design de interiores.