O remake live-action da Disney chega às telas junto com um drama mafioso com Robert De Niro e a premiada estreia em inglês de Marco Pigossi
“Branca de Neve” é o principal título da semana no circuito, com distribuição ampla e forte apelo comercial. A produção da Disney superou bastidores tumultuados para apresentar uma versão atualizada da famosa fábula encantada, agora com atores em carne e osso, exceto os lamentáveis “sete anões”. Outros lançamentos expressivos incluem o novo filme mafioso de Robert De Niro, “The Alto Knights: Máfia e Poder”, e a estreia premiada de Marco Pigossi como protagonista nos Estados Unidos, “Maré Alta”. A lista de novidades ainda inclui dois dramas franceses, uma superprodução sul-coreana e seis lançamentos brasileiros, entre filmes de arte e documentários.
A versão live-action do desenho clássico teve uma filmagem marcada por polêmicas de bastidores, desde a crítica de Peter Dinklage (o Tyrion de “Game of Thrones”), que fez a Disney optar por usar animação digital nos “sete anões”, até as desavenças entre a atriz pró-Palestina Rachel Zegler (“Amor, Sublime Amor”) e a israelense Gal Gadot (a “Mulher-Maravilha”), sem falar na própria escolha de Zegler, uma latina, para o papel da princesa “branca como a neve”. Com dificuldades para administrar as crises, o estúdio cortou divulgações conjuntas das estrelas e fez um tapete vermelho sem entrevistas. Sinais de desastre comercial foram disparados precocemente.

A grande expectativa negativa rendeu um recepção mista da crítica internacional. Enquanto Zegler, que já tinha mostrado seu talento vocal em “Amor, Sublime Amor”, passa com louvor nas cenas musicais, Gadot não aproveita a chance de fazer uma Rainha Má à altura da animação. O visual das duas, porém, parece saída do filme de 1937. Há um grande esforço, do figurino à direção de arte, de recriar as memórias do público que assistiu ao desenho na infância. Mas a história precisou ser atualizada, pois meninas não esperam mais ser salvas por Príncipes Encantados nem dependem de homens – ainda que de baixa estatura – para se defender. O roteiro assinado por duas cineastas progressistas, Greta Gerwig (“Barbie”) e Erin Cressida Wilson (“Secretária”), dá conta do trabalho sem perder a essência da obra original. Entretanto, os “sete anões” animados e a direção de Marc Webb (“O Espetacular Homem-Aranha”), que exagera na palheta de cores, é certamente divisiva.
