A chamada “Black Friday Verde e Amarela” está na sua segunda edição e é uma tentativa de aquecer o comércio brasileiro
Na quinta-feira (3) será lançada a segunda edição da “Semana Brasil”, que vai reunir milhares de lojas com descontos de até 70% na tentativa de aquecer o comércio, em especial, o e-commerce, pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
Cerca de 3 mil lojas participaram da chamada “Black Friday Verde e Amarela” no ano passado e neste ano, a expectativa é que as compras pela internet serão ainda maior, já que a pandemia ainda está por aí.
De acordo com a Ebit/Nielsen, o aumento de vendas no e-commerce durante a Semana Brasil do ano passado foi de 41%, enquanto as vendas no varejo físico aumentaram em 11,3%. A expectativa para este ano é de um aumento entre 10% e 15%, só não é maior por conta das lojas fechadas ou com horários reduzidos.
“Faremos tudo isso com respeito às normas de segurança sanitária, com empresários e consumidores cientes da importância da manutenção e fomento das relações comerciais, bem como do cuidado com a saúde do próximo”, disse Fábio Wajngarten, secretário executivo do Ministério das Comunicações.
Depois da grande queda do Produto Interno Bruto do Brasil no segundo trimestre, a segunda edição da Semana Brasil vem para tentar recuperar os números, visto que ela é desenvolvida para aquecer as vendas durante a semana em que se comemora a independência do país.

A ação começa nesta quinta-feira e vai até 13 de setembro reunindo lojas de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, que se propõem a oferecer descontos aos consumidores.