quinta-feira, agosto 28, 2025

Últimas Notícias

Bitcoin em detalhe – como funciona?

Quer saber como funciona a Bitcoin? Bem, explicamos as peças de tecnologia subjacentes, incluindo as transações, a rede e a segurança, entre outras.

A criptomoeda é algo que muitas pessoas têm procurado entender ultimamente. Enquanto poucos já conhecem alguns conceitos básicos de Bitcoin, milhões de pessoas em todo o mundo ainda não entendem como a tecnologia funciona. Talvez você já tenha ouvido falar de termos como mineração Bitcoin, carteiras digitais e nós, entre outras coisas, mas ainda não sabe o que eles são. Você pode até mesmo ser um novato que pretende aprender mais. Bem, independentemente de sua situação, nós explicamos a tecnologia Bitcoin em detalhe para lhe dar uma imagem clara. Os aspetos seguintes são os principais aspetos da Bitcoin que você deve conhecer.

Natureza da Bitcoin

Como você já deve saber, Bitcoin é uma criptomoeda. E isto significa que ela está disponível apenas em formato eletrônico. Você não pode retirar e manter a Bitcoin em algum lugar como dinheiro em espécie. Em vez disso, você só pode receber, gastar ou armazenar a Bitcoin online ou em dispositivos eletrônicos, como discos rígidos. Assim, as moedas Bitcoin existem como arquivos digitais, que os usuários podem transferir sem problemas na rede.

A rede

A rede Bitcoin é sem dúvida uma das mais eficientes no espaço digital de hoje. Ela possui uma eficiência impressionante e alguns dos mecanismos de segurança mais avançados. É por isso que a negociação em plataformas de criptomoedas confiáveis, como a bitcoinera-br.com/ é livre de stress e segura. Além disso, a rede Bitcoin é incrivelmente autônoma, ao contrário dos sistemas financeiros convencionais. Não existem instituições governamentais centrais associadas à rede Bitcoin. Como resultado, o custo de funcionamento da rede de criptomoedas é muito baixo, tornando as transações Bitcoin bastante acessíveis.

Satoshi Nakamoto adotou a arquitetura de rede descentralizada para a criptomoeda Bitcoin. E isto implica que os computadores que compõem a rede Bitcoin estão em todo o mundo. Nenhum computador tem mais autoridade do que o resto da rede. Simplificando, a rede Bitcoin não tem nenhum administrador. Todos os operadores têm direitos iguais. Essencialmente, a rede possui padrões de criptografia de alto nível devido a sua tecnologia de blockchain. Algumas das técnicas utilizadas para alcançar a segurança na rede Bitcoin são:

  • Ocultar dados pessoais da conta do usuário.
  • Obtenção dos endereços privados nos dados da transação para manter os usuários anônimos.
  • Um rigoroso processo de verificação de transações para conter fraudes, e
  • Plataformas complementares altamente criptografadas.

Transações Bitcoin

As transações de Bitcoin implicam processos que facilitam a transferência de Bitcoins de um titular para outro. A conversão de Bitcoin em dinheiro fiduciário através de agências de processamento de pagamentos também é uma transação. Antes que você possa gastar ou enviar algumas Bitcoins, o titular deve provar que é o legítimo proprietário. Mas isto não acontece como com os sistemas convencionais de dinheiro, o que exigirá alguns tipos de documentos de verificação. Em vez disso, os usuários da Bitcoin devem indicar todos os endereços que lhes enviaram fundos antes. O proprietário da Bitcoin pode prosseguir com as transações se as fontes anteriores forem genuínas e rastreáveis.

O número de endereços de origem que você fornece depende do montante total de BTC que você pretende enviar a alguém. Vamos assumir que o titular A tem um total de 10 BTC que ele recebeu de 3 endereços: endereço 1 = 2,5 BTC, endereço 2 = 3,5 BTC, e endereço 3 = 4 BTC. Para enviar 8 BTC ao titular B, o titular A inserirá os três endereços a partir dos quais ele recebeu BTC anteriormente. Mas como isso será um total de 10 BTC, o titular A receberá de volta 2 BTC após a transação como um saldo. 

Os detalhes desta transação são os seguintes:

  • Inputs
  • Endereço de origem 1 = 2,5 BTC
  • Endereço de origem 2 = 3,5 BTC
  • Endereço de origem 3 = 4 BTC
  • Montante da transação = 8 BTC
  • Chave particular do titular A.
  • Outputs
  • Endereço dos destinatários
  • Endereço do remetente (titular A) – onde ele receberá o saldo de 2 BTC.

O titular A verifica se ele inseriu todos os detalhes da transação corretamente, assina a transação e, em seguida, carrega no botão ENVIAR.

Conclusão!

A Bitcoin pode parecer simples, mas explorar um pouco mais fundo faz com que se aprecie a tecnologia subjacente. A rede Bitcoin é baseada em blockchain e possui excelentes padrões de criptografia. A tecnologia Blockchain mantém sistematicamente todos os detalhes da transação. Além disso, os dados na blockchain são somente de leitura. Ninguém pode alterar um valor. A rede Bitcoin é uma interconexão global de vários computadores em vários locais. O gerenciamento dos computadores é um grupo de mineiros que ganham prêmios de bloco por validar as solicitações de transação. 

Latest Posts

MAIS VISTAS

×