sexta-feira, junho 14, 2024

Últimas Notícias

Beach Park assina Acordo de Cooperação Técnica com a Semace para proteção de animais no novo parque do destino turístico

Ontem (6) pela manhã, o Beach Park assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Por meio do documento, o Beach Park se comprometeu a abrigar e a cuidar dos animais apreendidos pela Semace, sem condições de reabilitação para soltura, em seu novo parque, o Arvorar, que será inaugurado em breve, em Aquiraz.
 ‎ ​ ‎
A solenidade aconteceu na sede do Órgão e contou com as presenças do superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, do CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, da gerente de sustentabilidade do destino turístico, Raíssa Bisol, e da gerente de operacional do Parque Arvorar, Leanne Peixoto, entre outros.
 ‎ ​ ‎
“Isso é fundamental para nós, para o Estado e para o meio ambiente, pois teremos mais uma estrutura com todos os requisitos legais e ambientais para receber esses animais que, por diversas razões, não podem ser devolvidos à natureza, destaca o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes.


“No Arvorar, os animais provenientes de apreensões, vítimas de tráfico e maus tratos serão tratados físico e comportamentalmente antes de irem para os aviários. Aqueles que estiverem aptos à soltura serão encaminhados para instituições parceiras para serem devolvidos a natureza, após reaprenderem a voar, exercitar a musculatura, formar bandos e reaprenderem a sobreviver. Tudo vai depender da nossa avaliação técnica diária juntamente com os parceiros do projeto Refauna”, explica a gerente Leanne Peixoto, que complementa: “nosso propósito não permite que um animal fique a vida toda no parque tendo condições de retornar. Se ele tiver condições de viver na natureza, iremos trabalhar para isso acontecer”.

O Arvorar será o segundo parque do destino turístico, que já conta com o Aqua Park, considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2023). O Arvorar irá funcionar no bairro Vila Terra Brasilis, a apenas 25 minutos do complexo Beach Park e de Fortaleza. O local contará com mais de 20 atrações e promoverá de forma divertida a educação e consciência ambiental.
 ‎ ​ ‎
Como atração principal, o Parque Arvorar terá três grandes aviários de imersão, com área total de 3 mil m², onde o público poderá observar, em um trajeto monitorado por educadores ambientais, cerca de 250 animais. Anfiteatro, playgrounds, restaurante, diferentes tipos de visitas guiadas e janela com vista dos bastidores – onde será possível observar as atividades do corpo técnico do parque, como nas áreas de maternidade, bem-estar animal e nutrição – completam as atrações.
 ‎ ​ ‎
De acordo com o CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, a missão do parque é manter a conservação de todas as espécies lá presentes, impactando positivamente a sociedade, a fim de colaborar com a educação ambiental e sustentável e atendendo a todas condições exigidas em lei para manejo e suas respectivas medidas higiênico sanitárias e de bem-estar animal.
 ‎ ​ ‎
“Estamos muito felizes com a assinatura deste acordo. Uma ideia que nasceu aqui dentro da Semace, após tomarmos conhecimento da dificuldade do Ceará em cuidar dos animais vítimas de apreensões. Estamos trazendo um Parque que tem um impacto positivo para a natureza e para as pessoas, que terão oportunidade de interação, e que vai gerar um processo de educação”, diz Murilo Pascoal. “Além do Parque, temos o Programa Refauna Arvorar que vai contribuir com a conservação e a reinserção na natureza de espécies ameaçadas de extinção. Vamos começar com as espécies Periquito Cara Suja e a Jandáia, ave símbolo do Ceará e do Parque Arvorar. Nosso objetivo é inspirar para conservar”, explica.
 ‎ ​ ‎
“É emblemático assinar esse acordo com a Semace na Semana do Meio Ambiente. O Beach Park está promovendo uma série de atividades de educação ambiental ao longo desses dias e formalizar nosso acordo com a Semace, nesse período, reforça ainda mais nosso compromisso com o meio ambiente”, conclui o CEO do Beach Park.
 

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas