Gatos são animais muito higiênicos e costumam ser bem exigentes nesse quesito; saiba como escolher a areia certa para o felino
A caixa de areia é um item indispensável para qualquer gato, sendo o único lugar onde os bichanos se sentem confortáveis para fazer suas necessidades. Mesmo sendo algo instintivo e natural para os felinos, não é incomum se deparar com a situação em que o pet não aceita a areia que está disponível na caixa.
Os gatos são animais exigentes, o que reforça a necessidade de comprar uma areia adequada para esse fim. Caso isso esteja acontecendo, existem diferentes questões que devem ser consideradas e corrigidas para que o felino volte a usar sua caixa normalmente. Entenda melhor:
Tipos de areia
Para começar, não é possível utilizar qualquer tipo de areia na caixa. Apesar de parecer um detalhe irrelevante, existem variações específicas para gatos, que são justamente as que eles gostam de usar. Ao todo, são quatro alternativas: granulado de argila, granulado de areia, granulado de madeira e areia sílica.
Todas elas possuem a mesma finalidade e costumam ser bem aceitas pelos felinos, mas há algumas diferenças claras entre cada opção. O granulado de argila absorve bem a urina, enquanto o de areia costuma criar uma espécie de lama, dificultando um pouco a higienização. Já o de madeira é mais sustentável e ainda consegue reduzir bem o odor; por fim, a areia sílica costuma ser a preferida da maioria, apesar de mais cara.
Escolhas do tutor
A partir daqui, a escolha da areia ideal depende do tutor, e não do felino. Para quem não gosta de trocar o conteúdo da caixa com frequência, a areia sílica é a melhor alternativa, pois é a que mais dura entre todas as opções. Já quem prefere uma higienização mais prática pode se dar melhor com o granulado de argila ou de madeira, que apresentam as melhores absorções.
Algumas opções, como a Katbom, transformam os grãos em torrões ao absorverem o líquido, facilitando ainda mais o processo de limpeza.
Onde deixar a caixa de areia?
Quando o gato rejeita a caixa de areia, é possível que o problema não esteja no tipo de grão utilizado, mas, sim, no posicionamento do item. No geral, existem dois grandes requisitos: ela deve ficar longe dos potes de comida e água, de preferência em um ambiente isolado e reservado.
Os felinos gostam de ter privacidade nesses momentos, então deixar a caixa em um espaço muito movimentado pode acabar os levando a procurar outro lugar para fazer suas necessidades.