quarta-feira, abril 17, 2024

Últimas Notícias

Aprendendo Comunicação com o BBB 24: Análise Sobre o Debate que Viralizou Entre Fernanda e Beatriz

Aprenda de uma vez pontos importantes para aprimorar a sua comunicação

Comunicação é uma habilidade indispensável para o ser humano, seja no âmbito pessoal ou profissional. E quando falamos de comunicação eficaz, é impossível não mencionar o reality show Big Brother Brasil, que traz diversas situações onde os participantes precisam se comunicar de forma clara e persuasiva para alcançar seus objetivos dentro do jogo.

Recentemente, durante o “Sincerão” do BBB 24, a participante Fernanda teve um embate com sua indicação para o paredão, Beatriz, que viralizou nas redes sociais. Na dinâmica, os brothers tinham que expor seus votos no confessionário e atribuir adjetivos aos participantes da casa. Diante dessa situação, podemos analisar de forma imparcial, a comunicação de Fernanda e como ela se destacou como uma boa comunicadora.

Análise da comunicação da participante Fernanda

“Um dos aspectos que se destacam na comunicação de Fernanda é sua segurança e firmeza ao falar. Sua voz é marcante e transmite confiança, e ela utiliza ênfase de forma estratégica para reforçar seus argumentos. Além disso, sua voz melódica e dinâmica tornam seu discurso mais atrativo e envolvente. Fernanda também possui uma boa habilidade com gestos, conseguindo orquestrar a velocidade de sua fala para manter a atenção de seus interlocutores.”. Analisa e destaca a fonoaudióloga e especialista em comunicação Mirna Abou Rafée.


Outro ponto forte da comunicação de Fernanda é sua dicção. Ela pronuncia claramente todas as palavras, o que traz mais clareza e autoridade em seu discurso. Isso é essencial para garantir que seu receptor entenda exatamente o que ela está comunicando, sem deixar espaço para dúvidas.

Sugestão de aprimoramento para uma comunicação mais confiante

É interessante analisar a performance em alguns aspectos para tornar melhor a comunicação. Um deles é o olhar, que é uma ferramenta poderosa de conexão. Desviar muito o olhar em alguns momentos, pode transmitir insegurança e desconexão com seu interlocutor. Explorar mais o olhar pode trazer ainda mais confiança e credibilidade para sua comunicação.

Outro ponto a ser explorado é a postura. Uma postura adequada pode transmitir ainda mais segurança e firmeza em sua comunicação.


Além desses aspectos, é importante destacar a estruturação do discurso. Usando de exemplo o de Fernanda, ela consegue fazer seu receptor vivenciar o que ela está contando, utilizando uma estrutura com início, meio e fim. Essa habilidade é essencial em situações de estresse, pois mantém a linearidade do discurso e evita desvios desnecessários.

No entanto, é importante ressaltar que a comunicação eficaz é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

E para isso, é preciso estar atento a alguns pontos importantes. Mirna Abou Rafée compartilha algumas dicas:

Em primeiro lugar, é fundamental conhecer seu público-alvo e adaptar sua comunicação de acordo com ele. Cada pessoa tem uma forma diferente de absorver informações, e é importante estar atento a isso para conseguir transmitir sua mensagem de forma efetiva.

Outra dica é estar presente e atento durante a comunicação. Isso significa prestar atenção ao que está sendo dito e também à linguagem corporal do seu interlocutor. Além disso, é importante ter empatia e se colocar no lugar do outro para entender suas necessidades e expectativas.

Outro aspecto importante é utilizar uma linguagem clara e objetiva, evitando termos técnicos ou jargões que possam gerar confusão. A linguagem deve ser adaptada ao nível de compreensão do receptor, para que a mensagem seja entendida da forma correta.

Por fim, é fundamental praticar a comunicação constantemente e estar aberto a receber feedbacks e sugestões de melhoria. A comunicação é uma habilidade que pode ser sempre aprimorada, e é importante estar disposto a aprender e evoluir.

“A comunicação é uma ferramenta poderosa que pode influenciar nossas relações e resultados em diferentes contextos. Uma boa comunicação pode ser determinante em situações de estresse e conflito. E, mais do que isso, nos lembra da importância de estarmos atentos a nossa própria comunicação e buscarmos constantemente formas de aprimorá-la.”. Conclui Mirna Abou Rafée.

Mais sobre Mirna

Idealizadora da Yutter, Mirna Abou Rafée é tagarela por vocação e apaixonada por comunicação. Acredita que tão importante quanto o que se diz é como se diz. Defende que uma comunicação autêntica e bem desenvolvida faz você sair na frente e garantir um lugar de destaque, seja onde for. Afinal, uma boa fala tem o poder de valorizar qualquer discurso.

Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia com duas pós-graduações 

Mentora de comunicação de líderes e executivos de empresas de diversos segmentos

Participação no programa de neurociências na Universidade de Yale em Connecticut/USA

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas