quarta-feira, setembro 10, 2025

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Após show histórico no The Town, Capital Inicial anuncia encerramento da turnê acústica e gravação de audiovisual

“Acústico 25 Anos”, que está rodando o Brasil e passará por mais de 40 cidades, terá última apresentação no dia 15 de novembro, no Espaço Unimed, e ganha data extra, dia 14

Depois de fazer dez Rock in Rio e uma estreia gigante no The Town neste fim de semana, o Capital Innicial segue rodando o Brasil fazendo história nos palcos. Agora, a banda, que tem mais de 40 anos de carreira, se prepara para encerrar mais um ciclo: a turnê do “Acústico 25 Anos”. O projeto, que passará por mais de 40 cidades ao todo, terá seu encerramento no dia 15 de novembro, no Espaço Unimed, em São Paulo.Com ingressos esgotados, a banda anuncia uma data extra, dia 14.

Após sold out do dia 15, o Capital Inicial não só abre a nova data no Espaço Unimed, quanto confirma a gravação de um material audiovisual no dia 14, que será exibido posteriormente pelos canais Multishow e BIS. O novo audiovisual registra um dos momentos mais especiais de Dinho Ouro Preto e cia, que viram a carreira viver um divisor de águas na época do álbum acústico e, hoje, não só comemoram as duas décadas e meia do projeto como novamente fazem história.

“Estamos muito felizes de fechar esse novo ciclo no local que escolhemos para ser nossa casa, em São Paulo. A procura foi tanta, que descolamos uma data extra para reunir o máximo de fãs possíveis. Vai ser um show com muitas surpresas. Aguardem!”, afirma Dinho. 

A turnê, que reproduz na íntegra e na ordem original as músicas do famoso disco, o Capital Inicial Acústico MTV, tem colecionado sold outs por onde passa, além de reunir mais 100 mil pessoas em um único show em Brasília. A produção é da Bonus Track, produtora responsável também pelo projeto Todo Mundo no Rio, que trouxe Madonna e Lady Gaga para Copacabana, além de shows emblemáticos como Rolling Stone, Paul McCartney, Roger Waters e mais. 

POR TRÁS DO ACÚSTICO

Em 2025, o Capital comemora os 25 anos da gravação do seu álbum mais conhecido, influente e aclamado, o Capital Inicial Acústico MTV. A banda havia se reunido um pouco antes, em 1998, cinco anos após a saída de Dinho Ouro Preto. A retomada da banda tinha pretensões bastante modestas – a ideia era fazer apenas alguns shows para celebrar a sua história e o legado do rock de Brasília.

No entanto, poucos meses após os primeiros shows, chega um convite da nascente Abril Music para gravar um disco de inéditas. O álbum, depois chamado de “Atrás dos Olhos”, foi gravado em Nashville com o produtor David Z, mesmo de Prince e Billy Idol, em agosto de 1998, e marca a retomada fonográfica e o ressurgimento do Capital Inicial. 

Pouco depois, chega o segundo convite, também inesperado, para gravar o Acústico MTV. A banda se dá conta da visibilidade e dos desafios do projeto e passa quase dois meses ensaiando de manhã e à tarde no Teatro Mars. Para a produção musical, é convidado Marcelo Sussekind, um velho amigo e produtor de álbuns anteriores do Capital. Para acompanhá-los na gravação, do começo ao fim, é convidado outro grande amigo, o Kiko Zambianchi; e para uma participação especial, dessa vez uma amiga de escola do Dinho, a Zélia Duncan. Nesse time ainda são chamados mais dois músicos, o Denny Conceição na percussão, e o Aislan Gomes nos teclados.

Horas, dias e semanas se arrastam enquanto todos ensaiam ininterruptamente. Enquanto isso, algumas perguntas surgem: que canções incluir?  Qual o critério a ser usado na seleção do repertório? Qual a sonoridade a ser buscada?  Que cara dar ao projeto? Chega-se ao consenso de que o som deveria ser cru e simples, quase elementar. Algo que remetesse às origens da banda. Na escolha do repertório é feito algo similar, as músicas mais conhecidas e mais emblemáticas dos discos anteriores são escolhidas. Porém, toma-se também a decisão de incluir canções mais recentes e duas inéditas, “Natasha” e “Tudo Que Vai”. É feita ainda uma versão de “Primeiros Erros” do Kiko Zambianchi.

O registro dessa noite singular, literalmente única, pois tudo foi gravado em uma única noite, é bastante próximo do desejo de todos os envolvidos. O espírito e a essência da banda estavam presentes, mas com o pé no freio. Tudo muito calmo; como se estivessem tocando na sua sala ou em volta de uma fogueira a céu aberto.

Registro feito, gravação terminada, alívio generalizado e pronto, agora era só lançar. O começo desse processo foi como tudo que envolveu a banda desde a sua reunião – modestamente. Mas o que se seguiu não poderia ser mais diferente. O álbum se viu gradualmente abraçado por mais e mais gente. Aos poucos as vendas ficam cada vez maiores. Os shows começam a ficar cada vez mais lotados. A agenda já não cabe no calendário. Até que, no Rock in Rio de 2001, a performance do Capital e a reação do público lançam a banda a uma dimensão até então inédita. O disco, cujas vendas já iam bem, explodem. Os shows passam a ser em ginásios e estádios. 

Um ano inteiro após seu lançamento, o Capital se vê entre os maiores nomes da música brasileira. Passa a ver a sonoridade do disco copiada. E não só no rock, em outros gêneros também, como na música sertaneja. A partir daí, o disco rapidamente alcança um milhão de discos vendidos. Ele é pirateado de norte a sul e mesmo assim as vendas não param. Recebe todos os prêmios que havia no país. A banda não consegue mais chegar aos seus próprios shows. O Capital passa a ser acompanhado por uma escolta para abrir o caminho. Há gritaria na porta dos hoteis. E as vendas continuam. Até hoje não se sabe qual é o número final das vendas. Em parte, porque nunca parou de vender. Até hoje algumas canções do disco estão entre as mais ouvidas do Capital nas plataformas de streaming.   

O Capital Inicial quis aproveitar esse bom momento para lançar discos novos e escrever mais capítulos de sua história. Assim foi feito – eles lançaram um disco a cada dois anos até a pandemia. A banda quer continuar a olhar para o futuro, mas uma data como essa, e um disco como este, merece e vai ser celebrado. 

Essa celebração está colecionando sold outs pelo país. A banda está viajando o Brasil em mais de 50 shows, com quase a mesma formação da gravação original. Os shows têm produção musical de Marcelo Sussekind, cenografia do Zé Carratu, Studio Curva e MangoLab,  e design de luzes de Césio Lima. 

SERVIÇO Capital Inicial – Acústico 25 Anos no Espaço Unimed – data extra e gravação de audiovisual Acústico 25 Anos

Data: 14 e 15 de novembro de 2025 (sexta e sábado)

Horários das duas datas: Abertura da casa: 20h  Início do show: 22h

Local: Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda – São Paulo – SP)

Ingressos 14/11: Pista 1º lote: R$ 200,00 (inteira) e R$ 100,00 (meia) |  Pista Premium 1º lote: R$ 320,00 (inteira) e R$ 160,00 (meia-entrada) | Camarotes A: R$ 420,00   (inteira e individual) | Camarotes B: R$ 380,00 (inteira e individual).

Compras de ingressos:  Online pelo site da Eventim ou nas bilheterias da Eventim e do Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 – 01156-000, Barra Funda – São Paulo/SP). Funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 17h – exceto feriados. Bilheteria virtual: A compra pela bilheteria virtual não tem acréscimo de taxa de serviço e tem como forma de pagamento cartão de crédito ou pix. Para ativar a compra através do aplicativo, esteja no local no raio máximo de 500 metros (isento da taxa).

Classificação etária: 18 anos

Acesso para deficientes: sim

Objetos proibidos: Câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de áudio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, alimentos e bebidas, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.

O titular ou portador de ingresso que entrar no evento expressa e concorda que sua imagem e áudio podem ser registrados, cedendo, de forma gratuita e permanente, todos os direitos de imagem e áudio para qualquer finalidade, concordando também com a cessão aos parceiros do evento, sem restrições e sem que isso constitua uso indevido de imagem ou violação de direitos, e sem que resulte em ônus ou indenização.

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