sexta-feira, 19 agosto, 2022

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5 Dicas para gestores melhorarem a comunicação e oratória

A comunicação e a oratória são duas habilidades essenciais para todos os gestores. É através dela que você vai conseguir liderar sua equipe da melhor forma possível. A comunicação é considerada uma das soft skills do futuro e também é uma das soft skills mais importantes quando o assunto é gestão. 

O que são soft skills 

As soft skills são habilidades pessoais que não estão englobadas dentro das habilidades técnicas. Por exemplo, se você é um gestor de TI, você precisa ter habilidades técnicas que são inerentes à sua função, que provavelmente envolve o que você aprendeu em cursos de TI. 

Porém, para ser um bom gestor de TI, não basta ter as habilidades técnicas, você também precisa desenvolver as suas soft skills, que são as habilidades de comunicação, liderança, inteligência emocional, empatia, etc. 

Essas soft skills podem ser conseguidas através de treinamentos de gestão em TI. Para te ajudar, hoje vamos falar sobre algumas dicas que você pode aplicar hoje mesmo e melhorar a sua comunicação e oratória. 

Dicas para melhorar a comunicação e oratória

Como a comunicação e a oratória são as habilidades mais necessárias área de gestão, hoje vamos trazer algumas dicas que você pode utilizar para melhorar e conseguir liderar melhor a sua equipe. 

Conheça sua equipe

Você precisa conhecer toda a sua equipe e saber o que os motiva, o que os move. Você também precisa conhecê-los o suficiente para saber quando estão dizendo algo e na verdade querem dizer outra coisa. 

A comunicação não verbal é uma das mais importantes e você precisa saber reconhecer os sinais. Uma das formas mais fáceis de conseguir isso é conhecendo a equipe e entendendo que nem sempre eles estão falando o que realmente gostariam de comunicar. 

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Cada um se comunica de uma forma

Existem 4 tipos diferentes de comunicação: analítica, pessoal, funcional e intuitiva. 

Cada um desses tipos fala e gosta de receber a comunicação e uma formal. Entender isso e como usar isso a seu favor pode melhorar muito tanto a sua oratória quanto a sua habilidade de se comunicar. 

Para isso, é preciso que você conheça bem a sua equipe a ponto de saber como cada um deles prefere se comunicar. 

Dessa forma, consegue adaptar os recados gerais para o tipo de comunicação que está em maior quantidade na equipe e depois, se for necessário, explicar novamente utilizando algum outro tipo caso algum outro colaborador fique em dúvida. 

Dê feedbacks

Muitos gestores preferem não dar feedbacks negativos por medo de magoar o colaborador. Mas dar feedbacks negativos faz parte da sua função, e desde que seja feito com respeito e empatia, servirá para que o colaborador melhore e alcance voos maiores dentro da empresa, e isso é tudo o que você quer como gestor, não é mesmo?

Para dar um feedback negativo, comece elogiando alguns pontos que o colaborador executa bem. Elogie o que você puder e na sequência diga: mas, o ponto X, precisa ser melhorado. 

Lembre-se de que não basta apenas apontar que uma melhora é necessária, mas também ajudar o colaborador a entender como alcançar tal melhora. 

Na hora de dar feedbacks, é importante se comunicar na linguagem que o comunicador se sente mais a vontade, garantindo assim que ele exatamente o que precisa melhorar.

Saiba ouvir

Uma boa comunicação não é apenas sobre saber falar, mas também sobre saber ouvir e saber ler as pessoas. 

Você precisa conseguir olhar para os seus colaboradores e conseguir entender o que eles estão falando, o que eles estão querendo dizer e também conseguir entender a comunicação não verbal deles. 

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Somente dessa forma será possível realmente ter certeza de que a comunicação está fluindo. 

Uma técnica interessante para ter certeza de que você foi entendido é ao passar uma explicação ou uma ordem, perguntar se a pessoa entendeu. Diante da resposta afirmativa, peça para ela repetir o que ela vai precisar fazer. Dessa forma você consegue saber se a pessoa realmente entendeu e se ficou alguma falha no momento da comunicação. 

Persuasão

Outro ponto importante na hora de melhorar a sua comunicação e oratória é trabalhar técnicas de persuasão. A persuasão serve para que você convença seus colaboradores do que eles precisam fazer e os motivem a tomar essa ação. 

A persuasão te ajuda a liderar melhor e ajuda a fazer com que eles realmente se motivem e se empenhem em executar o que foi solicitado. 

Agora você já sabe como melhorar a sua comunicação e oratória e como isso vai impactar a sua gestão e torná-lo um gestor mais eficiente e que traz mais resultados para empresa! Não se esqueça dos pontos principais: comunicação vai muito além de falar, também é ouvir e de conhecer os seus colaboradores e ser empático. Seguindo esses passos, você com certeza conseguirá melhorar a sua comunicação como um todo e isso só terá impactos positivos na sua carreira. 

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