sexta-feira, junho 14, 2024

Últimas Notícias

5 dicas para a viagem de intercâmbio

Saiba como se planejar para ter um intercâmbio inesquecível em 2024 

(créditos: iStock/Yelizaveta Tomashevska)

O intercâmbio consiste num programa cujo objetivo é ir para outro país para estudar, trabalhar ou até mesmo fazer voluntariado. Esta é uma experiência que permite conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e viver momentos incríveis. No entanto, existem algumas burocracias por trás deste processo e, por isso, é necessário fazer um bom planejamento.

Nesse sentido, para quem vai fazer intercâmbio, o primeiro passo é escolher o que deseja realizar e para onde ir. Em seguida, é muito importante organizar todos os detalhes da viagem para ter a melhor experiência possível. Isto envolve finanças, documentação, pesquisas para se inteirar sobre o local e outros trâmites.

A seguir, o artigo apresenta 5 dicas valiosas para a viagem de intercâmbio. Estas orientações ajudarão a evitar possíveis problemas, assim como tornar esta experiência ainda mais inesquecível.

Escolha o destino e a modalidade do intercâmbio 

Como já mencionado, definir como e onde será a viagem de intercâmbio é o ponto de partida para embarcar nesta jornada. Um bom critério para não errar nesta decisão é alinhar quais os locais oferecem as melhores oportunidades dentro do objetivo estabelecido. Sobre este viés, as modalidades variam entre:

  • Acadêmica: neste tópico existem muitas variações, uma vez que o intercâmbio pode ser para aprender uma nova língua, fazer alguma graduação ou pós-graduação, cursos avulsos, High School e entre outros. 
  • Profissional: nesta categoria, o intercambista pode ingressar em programas como estágios, Work and Travel, Au Pair, pesquisas e assim por diante. 
  • Voluntariado: ainda é possível viajar através de projetos que oferecem algum tipo de voluntariado. As opções incluem projetos sociais na área da saúde, meio ambiente, desenvolvimento comunitário e afins. 

Estude sobre o local

Pesquisar sobre a cultura, costumes e políticas locais auxilia na percepção de como agir e evitar situações indesejadas. Essa busca também contribui para se situar melhor sobre a localização, programar roteiros e alinhar expectativas. Para isso, além de pesquisas na internet, uma boa sugestão é procurar pessoas ou grupos que já foram ao país de destino, ou que fizeram o mesmo tipo de intercâmbio.  

Organize as finanças para intercâmbio

Pesquisar sobre a cultura, costumes e políticas locais ajuda a perceber como agir e evitar situações indesejadas. Esta pesquisa também contribui para se situar melhor sobre a localização, programar roteiros e alinhar expectativas. Para isso, além de pesquisas na internet, uma boa sugestão é procurar pessoas ou grupos que já foram ao país de destino, ou que fizeram o mesmo tipo de intercâmbio.

Outro detalhe é planejar alguns valores atentando a conversão da moeda, o que pode mudar significativamente o orçamento. Atualmente, existem muitas plataformas que fazem a compra de forma online, mas também é possível verificar se há alguma casa de câmbio nas proximidades. 

Leve toda a documentação necessária

Entrar noutro país é um processo rigoroso que consiste em muitas etapas. Um fator crucial é ter toda a documentação em dia, como passaporte, visto de estudante ou trabalho, cartas de recomendação e de aceitação, comprovativos de recursos financeiros, cartão de vacinação, histórico escolar, entre outros.

Pesquise pacotes de viagens

O estudante pode organizar o intercâmbio por conta própria, entretanto, existem algumas instituições e agências que podem cuidar de todos os procedimentos e dar todo o suporte necessário ao aluno. Esta é uma ótima escolha para quem se sente inseguro em planejar sozinho. Ademais, algumas vezes os programas dessas empresas são feitos em grupos, o que pode deixar a experiência mais especial. Dessa forma, aos interessados, vale a pena sempre conferir os pacotes de viagem 2024.

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas