sexta-feira, 19 agosto, 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

4 ferramentas digitais para o departamento de compras da sua empresa

Quando se está no meio empresarial, é difícil definir qual é o setor da empresa que é o mais caótico. Sabemos que todo setor tem suas semanas de desespero, seja por vendas demais, por vendas de menos, uma nova campanha, troca de fornecedor, enfim, todas as mazelas empresariais que sabemos bem.

E claro, cabe a você, empresário e chefe lidar com esses problemas todos e evitar que eles se tornem uma dor de cabeça para o seu negócio. Mas logicamente isso é mais fácil de falar do que de fazer, e existem diversas pessoas que se perdem exatamente nesse momento, o de lidar com adversidades.

E se tem uma coisa que você vai aprender enquanto gere a sua empresa, é que a melhor forma de lidar com essas adversidades é fazendo a manutenção correta para que elas nem apareçam.

Você não vai precisar lidar com fogo se você cuidar para que o incêndio nem ao menos comece. E hoje vamos falar sobre isso, especificamente no departamento de compras do seu negócio.

Sabemos que o departamento de compras é caótico por natureza. Você tem fornecedores, clientes raivosos, demandas, pedidos, e mais um monte de coisa que requer atenção e horas de dedicação.

Porém, não podemos nos esquecer que estamos na era da tecnologia, e se pudermos de alguma forma usarmos ela a nosso favor, é isso que devemos fazer. E exatamente por essa razão precisamos falar sobre as ferramentas digitais.

Ferramentas digitais são softwares que podem ajudar no seu setor, automatizando ou facilitando vários processos antes demorados, e hoje é a melhor forma de tornar processos de compra mais rápidos e simples.

E hoje vamos citar alguns aqui que você definitivamente deveria tornar sua empresa.

Veja Também  Japan House São Paulo realiza debate sobre os desafios na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

RPA

Vamos começar logo de cara falando a palavra mágica do mundo dos negócios: automação. Aquela palavra que te livra de uma dor de cabeça gigantesca e garante que tudo vai acontecer mais rápido e de forma precisa.

E o RPA, ou Robotic Process Automation, que em português seria algo como Robôs de Automação de Processos, é uma ferramenta que pode ajudar tanto seu setor de compras quanto também outras áreas da sua empresa se você puder usá-los.

Basicamente, essa ferramenta faz o que ninguém gosta de fazer: as tarefas repetitivas e chatas, que com o tempo a pessoa vai perdendo o foco. As tarefas operacionais também estão inclusas em suas funções, e tudo o que você precisa fazer é definir os comandos que o software vai realizar de forma independente.

É importante deixar claro que, apesar de existirem previsões de que no futuro robôs podem tomar empregos de seres humanos, não é sobre isso que essa ferramenta se trata. Ela, na verdade, trabalha em conjunto com a equipe, fazendo funções menos importantes, deixando a equipe livre para focar no que é importante.

SRM

O Sistema de Relacionamento com os Fornecedores, ou SRM, vai ser a ferramenta que vai tornar a relação com seus fornecedores mais fácil.

Sabemos que cuidar bem da sua lista de fornecedores é fundamental para o desenvolvimento da empresa, e por esse motivo, a ferramenta vai te ajudar a se manter informado, armazenando dados dos fornecedores, garantindo que você saiba tudo o que precisa saber de cada um.

Isso vai permitir que você tenha um contato mais fácil, que você os conheça bem, e você vai saber quem procurar dependendo das suas necessidades. Isso é claro, otimiza suas compras com eles, fazendo com que você gaste menos.

Veja Também  Estudante faz casa impressa em 3D e representará Brasil na Rússia

E-procurement

Imagine um cenário onde você pode fazer todas as suas compras e vendas diretamente de uma única plataforma? É exatamente isso que o Electronic Procurement propõe. 

Através dele você tem a liberdade de realizar transações no formato B2B sem nenhuma dor de cabeça, e o melhor de tudo: assegurado pela própria plataforma. A grande vantagem é que ela só vai te apresentar clientes qualificados, o que aumenta muito as suas chances de vender.

Além de tudo isso, você ainda vai ter informações estratégicas sobre seus possíveis clientes, o que permite que você melhore seu planejamento futuro de vendas.

IoT

E por fim, vamos como a ferramenta com o nome mais peculiar da lista. O IoT, sigla para Internet of Things, que em uma tradução livre seria algo como A Internet das Coisas, é uma ferramenta que permite avaliar como está sendo a logística de vendas da sua empresa.

Com ele você vai poder ver o que você está fazendo certo e o que está fazendo errado, sabendo assim onde focar as coisas que você precisa melhorar.

Isso não só te ajuda a evoluir como também vai permitir que você economize mais e desperdice menos, melhorando assim o seu rendimento. Redução de custos de processo é o que toda empresa quer e procura para si, e com essa ferramenta fica mais fácil alcançar isso.

Comentários

Latest Posts

MAIS VISTAS

COMO VOCÊ GASTA O SEU TEMPO?

Assine a newsletter do PORTAL !YOBA e receba conteúdo exclusivo para seu dia.

%d blogueiros gostam disto: