O investimento é uma ação que as pessoas fazem durante o dia e por muitas vezes nem percebem, saiba como começar a investir corretamente.
O que é investimento?
Investimento é qualquer gasto ou aplicação de recurso que produz um retorno futuro, é aquele dinheiro que vai colocar mais dinheiro no seu bolso, ou seja, multiplicar o seu capital.
Se você tem um imóvel, que ele paga aluguel, tem ações ou aplicações de renda fixa, é um investimento, mas cuidado, é investimento desde que você não retire todo o lucro que eles tiverem gerado
Porque se você tirar todo o lucro mensalmente, seu capital não crescerá, ao contrário perderá o efeito da inflação.
Qual a diferença entre poupar e investir?
Poupar é guardar o seu dinheiro para gastar com alguma coisa, por exemplo, pode guardar o seu dinheiro para comprar alguns objetos, como:
- Sapato;
- Roupa;
- Presente para um amigo;
- Celular.
Investir é fazer o dinheiro trabalhar para você cada vez mais. Sendo assim, está na hora de investir e organizar as finanças.
O que é preciso saber antes de iniciar os investimentos?
Existem pessoas que ainda são iniciantes no mundo investimento e nunca investiram nada. É necessário saber algumas coisas antes de começar a investir.
O mercado de ações é uma grande distração para o ato de investir
Ações são pedaços de empresa, quando se compra uma ação é a mesma coisa de estar comprando uma empresa privada, do ponto de vista de análise econômica.
O empreendedor de uma empresa privada, não tem uma cotação variando todo dia dizendo que as pessoas querem pagar pelo negócio dele.
Consequentemente, ele só tem as variáveis do mundo real e mercado de ações para analisar a qualidade do negócio.
Na bolsa, as pessoas esquecem o que é investir e começam a considerar como se fosse um jogo.
Muitas pessoas investem na bolsa sem saber a empresa que está comprando.
Tenha em mente que o retorno não está na compra ou na venda, mas sim na espera e não leve como uma brincadeira ao mercado financeiro.
É importante que não foque nas cotações e nos stickers, mas sim nas empresas do mundo real mantendo sempre o foco.
3 dicas para começar seus investimentos
- Leia livros de grandes investidores
Leia sobre aqueles que conheceram e bateram o mercado com retorno e ficaram muito ricos fazendo isso.
- Organize suas metas
Sem saber para que você quer investir, não existe investimento, a maioria das pessoas entra no banco digital, uma corretora e não sabe o que fazer.
Então, é necessário definir as metas. Faça algumas perguntas para você mesmo, como, “o que você quer para daqui a 6 meses?”, “e para daqui 1 ano?” e “daqui a 10 anos?” Faça uma lista das principais metas.
- Abrir uma conta em uma corretora de valores ou banco digital
É importante abrir conta na corretora é entender um pouco mais sobre o investimento, e qual a corretora irá render mais, comparando-as.
É importante realizar o curso de gestão financeira para aprimorar os conhecimentos técnicos com o dinheiro e saber lidar.
Tipos de investidores
Assim como cada um tem a sua personalidade, no seu perfil pessoal, os investidores também possuem a deles.
Investidor Conservador
Esse tipo de investidor quer retorno garantido e baixíssimo risco, mesmo que isso resulte em ganhar menos ou quase nada.
Ele prefere colocar o capital em investimentos que ele saiba exatamente como e quanto irá render, até o fim da aplicação.
E de preferência seja protegido pelo fundo garantidor de crédito FGC, seu objetivo é proteger o patrimônio.
Nas opções de investimentos para o perfil do conservador, estão os principais produtos de renda fixa. Se possível, invista em um curso tecnico de gestão financeira para a melhor experiência.
Investidor moderado
O investidor de perfil moderado também gosta de planejamentos e de buscar produtos um pouco mais sofisticados.
Os produtos mais indicados são ações de baixo risco que pagam dividendos.
Investidor arrojado
Se arriscar não é um problema para você, desde que tenha uma rentabilidade maior, você se encaixa ao perfil arrojado.
O investidor arrojado já está mais familiarizado com as oscilações de curto prazo e espera que elas aconteçam.
Esse investidor tem muita paciência para esperar ganhos de longo prazo, por isso, está disposto até perder dinheiro no caminho se tiver uma chance de fazer grandes retornos.
Esse investidor calcula assim os seus riscos e sabe quanto maior o voo maior a queda, por isso até ele segue a conhecida máxima da diversificação.
É necessário tomar cuidados antes de investir?
Sim, é importante tomar cuidado ao tomar qualquer decisão, principalmente quando se trata do financeiro, além das práticas é importante ter uma boa gestão financeira a distancia.
Conheça o seu perfil de investidor
É muito importante para qualquer lado que seja, saber qual perfil de investidor você tem. Muitas das vezes o investidor investe em alguma coisa que ele quer, colocar o dinheiro em risco e por algum motivo vai se frustrar.
Liquidez
A liquidez tem a ver com a facilidade com que você vai ter acesso ao seu dinheiro se eu precisar de resgatar ele de um investimento.
Então, seu investimento é muito líquido, quer dizer que você o resgata com facilidade.
Se é pouco líquido, você vai levar muito tempo para acessar o seu dinheiro ou pelo menos ter um custo bem elevado para isso.
Se você está fazendo o começo de seus investimentos, especialmente fazendo a sua reserva de emergência, não pode deixar o dinheiro sem liquidez, aplicando em um fundo que vai ser difícil acesso quando precisar.
Diversificação
Esse é o terceiro item que qualquer investidor tem que levar em consideração, você nunca irá aplicar todo o seu dinheiro em um único ativo.
Todos os investidores precisam diversificar os investimentos para montar uma carteira de investimento e não aplicar em um único fundo.
E para aquele investidor mais agressivo, se ele for apostando dinheiro em apenas uma alternativa e só ela der errado, ele vai perder tudo, então o risco é muito alto, é importante fazer uma administração financeira faculdade.
Se está começando, é possível investir aos poucos nos primeiros investimentos e à medida que for acumulando um patrimônio maior vilão começa a dividir o bolo.
Um ponto importante é que todo investidor deve tomar cuidado com a diversificação.
Conheça a fundo que onde vai investir
Não siga apenas a recomendação de alguém, é importante que você conheça o que está fazendo.
Porventura, se algo der errado pelo menos a responsabilidade é sua e você vai poder se responsabilizar pela sua escolha.
É sempre importante o investimento, além dele, também é necessário técnicas para saber gerenciar o dinheiro quando estiver em mãos.
Por isso, pesquise mais sobre o curso de gestão financeira grade curricular e entenda o que ele pode oferecer, obtendo sucesso no investimento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.